Um muro de 4 metros de altura caiu durante uma forte chuva que atingiu a cidade de Araxá, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros a estrutura não suportou o acúmulo de água e desabou. Apesar disso, o muro não atingiu nenhuma casa e o acidente não deixou feridos.
Acima do muro de arrimo, um outro muro de alvenaria também caiu, deixando uma rachadura no solo e no muro lateral. Segundo a dona do imóvel, a estrutura havia sido construída em julho de 2022. O Corpo de Bombeiros informou que o muro não tinha um sistema de drenagem, o que favorece o acúmulo de água e saturação do solo, causando uma sobrecarga estrutural.
A Defesa Civil também esteve no local e constatou que será necessária a limpeza e a reconstrução de toda a estrutura. A casa, entretanto, não apresentou danos estruturais. Em nota, o Corpo de Bombeiros disse que orienta sempre que “muros de contenção devem ser projetados e construídos sob supervisão de Engenheiros legalmente habilitados a fim de evitar danos e situações de risco”.
Além disso, “em caso de movimentação da estrutura, surgimento repentino de rachaduras, ruídos anormais, ou outros sinais que sugerem situação de risco, que entrem em contato com o Bombeiro Militar através do telefone 193 e Defesa Civil através do 199”.