Ouvindo...

BH está sob alerta de chuva de até 50 milímetros até esta quinta-feira (5)

Em virtude do volume de chuva previsto para os próximos dias, existe o risco geológico na cidade até domingo (8)

Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva de 30 a 50 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h de quinta-feira (5).

Em apenas quatro dias, já choveu 26% do esperado para todo mês na regional Centro-Sul: 85,5 (26%) e 24% no Barreiro: 78,5 (24%).

Em virtude do volume previsto, o órgão emitiu um alerta de risco geológico até domingo (8)

A Defesa Civil já recebeu 66 solicitações via telefone 199. Grande parte dos atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares nas regionais Noroeste, Norte e Centro Sul

Confira as recomendações

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Como receber alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.