Previsão do tempo para esta quarta-feira (4) é de pancadas de chuva em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil municipal, a expectativa é de volume de chuvas de 20mm a 40mm com raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O alerta vale até as 8h de amanhã.
Com o nível de chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil também estende o alerta de risco geológico principalmente na região Centro-Sul. Desse modo, moradores de áreas de risco devem evitar despejar água ou esgoto nos barrancos e lixo nas encostas, além de consertar vazamentos em reservatórios e caixas d'água.
A entidade lembra, ainda, que em caso de surgimento de trincas nas paredes ou de água empoçando no quintal, o indicado é acionar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199.
Alerta laranja
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Belo Horizonte está em alerta laranja para chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira. O alerta compreende, além da capital mineira, as regiões Central, Zona da Mata, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro e parte do Alto Paranaíba.
Veja o mapa:
Sete cidades mineiras, todas elas no Triângulo Mineiro, ainda estão sob alerta laranja para tempestades, com possibilidade de queda de granizo. São elas: Campina Verde, Carneirinho, Iturama, Limeira do Oeste, Santa Vitória, São Francisco de Sales e União de Minas.
Veja o mapa:
O restante do estado tem alerta de perigo potencial para chuvas intensas para o mesmo período. Este alerta vale para cidades de parte do Alto Paranaíba, Norte, Nordeste, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Leste.
Veja o mapa: