Ouvindo...

25 de dezembro: você sabe a origem do Natal?

Celebração do Natal começou na antiguidade e ganhou outro significado pela Igreja Católica no século III

Natal - Imagem ilustrativa

O Natal é celebrado no calendário cristão no dia 25 de dezembro e representa o nascimento do Menino Jesus. Mas você sabe, de fato, a origem do Natal? Originalmente, a celebração do Natal começou ainda na antiguidade. Quem explica é o professor Felipe Noé Silva, docente do departamento de história da UNICAMP, em Campinas.

“A celebração do Natal iniciou ainda na antiguidade, mas não entre os primeiros cristãos. A gente pode afirmar que muito provavelmente os apóstolos, os primeiros seguidores de Jesus, nunca tenham comemorado o Natal. Nem eles e tão poucas gerações seguintes. A cerimônia religiosa do Natal vai passar a fazer do calendário romano antigo a partir do século IV, depois da conversão do imperador Constantino e com admissão do cristianismo como religião oficial do império romano.”

E o dia 25 de dezembro?

Não há registros na Bíblia de quando, de fato, Jesus nasceu. A escolha do dia 25 de dezembro, como data para celebrar o nascimento do Cristo, foi pensada para a comemoração do Natal já que não há nenhum registro histórico sobre o nascimento.

“Isso porque os textos bíblicos eles não dão pistas sobre quando Jesus teria de fato nascido. Então, foi preciso escolher uma data para comemorar o nascimento de Jesus. E a data escolhida foi o dia 25 de dezembro. Isso porque desde o ano 274 já havia uma celebração nesta data. É uma celebração do Império Romano, mas que não era dedicada a Jesus, era dedicada a uma outra divindade, uma divindade não cristã, uma espécie de padroeiro do imperador romano e dos soldados que era chamado sol invicto.”

Troca de presentes

Além da mensagem religiosa, o Natal também é tempo de troca de presentes. Uma ação que também tem um significado e uma explicação, através dos Reis Magos citados na Bíblia.

"É difícil saber se os primeiros cristãos trocavam presentes entre si. A gente não consegue enxergar isso na documentação sobre os primeiros cristãos. Porém, há um fato interessante da gente notar que é o seguinte: o próprio texto bíblico, especificamente o evangelho de Mateus no capítulo dois, associa o Natal ao nascimento de Jesus com o oferecimento de presentes, através dos Três Reis Magos.”

O professor reforça que muito mais do que troca de presentes, Natal é uma oportunidade para a comunhão entre os povos com uma convivência mais harmoniosa entre as pessoas.

“Precisamos destacar e enaltecer o fato de que o Natal possibilita comunhão, a convivência harmoniosa entre as pessoas. Isso é uma mensagem muito positiva para os dias atuais mas, principalmente, para o futuro. A gente está precisando disso.”

Allãn Passos é jornalista, nascido em Mariana, formado pela UFOP em 2012. Atuou como assessor de comunicação na Prefeitura de Mariana e na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Entre 2015 e 2018 foi repórter aéreo de trânsito. Desde abril de 2018 é editor e apresentador do Jornal da Itatiaia Noite. Integrante do PodTudo, atua como repórter e apresenta os programas Chamada Geral e Plantão da Cidade nas férias e folgas dos titulares.