Ouvindo...

Moradores monitoram rio das Velhas em Sabará: ‘a noite toda acordada tomando conta do rio’

Rio das Velhas em Sabará está prestes a transbordar na manhã desta quarta-feira (21)

Moradores estão com medo do rio das Velhas transbordar em Sabará

Moradores da cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão apreensivos e com medo do rio das Velhas transbordar, após a chuva intensa na madrugada de hoje. Algumas ruas do Centro da cidade já estão alagadas por causa da cheia do rio e há previsão de mais chuva para esta quarta-feira (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que pode chegar a 100 mm/dia. Moradores estão em alerta.

Noemi Benfica, professora e moradora de Sabará há quase 60 anos.

“A minha madrugada foi horrível, eu fiquei a noite inteirinha acordada tomando conta do rio pra ele não transbordar porque eu moro perto do rio Sabará. O rio das Velhas sempre está represando. Então, eu tenho pedido pelo amor de Deus às autoridades pra poder ajudar. A prefeitura vem, olha, mas não está tomando providência. Nós não podemos continuar desse jeito”, relatou a moradora Noemi Benfica.

Leia mais:

Rio transborda em Sabará e alaga ruas da cidade histórica

Rio das Velhas em Sabará pode transbordar por causa da chuva: ‘estamos monitorando’

Novo alerta do Inmet lista risco de chuva intensa para 770 cidades de Minas; veja quais

Algumas ruas da cidade, inclusive, já foram invadidas pela água do rio Sabará que transbordou durante a madrugada.

“Aqui é a rua Jorge Urbano Benfica, é a parte mais baixa perto do rio Sabará. Então, assim, nós não entramos pra dentro de casa. Ficamos o tempo todo fora de casa tomando conta do rio pra a gente poder tirar o restante das coisas que tá pra baixo. Tá muito difícil, tá horrível essa situação.”

A prefeitura monitora a situação juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Até o momento, 10 bairros foram afetados pela chuva com postes tombados, deslizamentos de terra e uma árvore que caiu em cima de 10 carros.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022