Ouvindo...

Defesa Civil reforça alerta de pancadas de chuva e de risco geológico em Belo Horizonte

Defesa Civil orienta que morador saia imediatamente de casa, ao notar sinais de trincas

Chove sem parar em todas regionais de Belo Horizonte

Todas as regionais de Belo Horizonte registraram chuva durante a madrugada desta terça-feira (20), com intensidade moderada a forte no começo da manhã. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil municipal no fim da madrugada. A previsão de chuva com intensidade forte vale até 7h, mas a condição é atualizada em tempo real.

O órgão também reforça o alerta de risco geológico e orienta que, em caso trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperradas e rachaduras no solo, o morador saia imediatamente do seu imóvel e ligue para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros Militar (193).

Equipes da Defesa Civil estão em pontos de alagamento de Belo Horizonte para monitorar o nível de córregos. A atenção especial é para as avenidas Vilarinho, Tereza Cristina e Bernardo de Vasconcelos. Em caso de chuva forte, essas vias serão bloqueadas.

Em razão da chuva contínua, a circulação de trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, da mineradora Vale, foi temporariamente suspensa a partir desta terça-feira (20).

Alerta

Minas Gerais está sob alerta de tempestades entre esta terça (20) e quarta-feira (21), segundo comunicado da Defesa Civil do Estado. A previsão destaca ainda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o alerta se mostra ainda maior. Com isso, aumenta também a preocupação com possíveis efeitos na Grande BH.

Segundo o Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, "é preciso que todas as pessoas entendam que a autoproteção e a proteção comunitária são as formas mais recomendadas para protegermos as dívidas e os bens”.

Leia mais

Minas Gerais está sob ‘grande alerta’ de chuva

Chuvas em MG: Moradores de áreas de risco são orientados a deixar casas após previsão de temporais

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.