Ouvindo...

Defesa Civil de BH foi chamada, pelo menos, 62 vezes durante chuva

Equipes da prefeitura trabalham desde ontem na recuperação e limpeza das áreas afetadas com a chuva

Árvore de grande porte caiu no Centro de BH

A Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu, entre 17h de dessa quarta-feira (7) e às 6h30 desta quinta (8), 62 solicitações via telefone 199. De acordo com o órgão, grande parte dos atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares nas regionais Noroeste, Norte e Oeste.

A cidade registrou, pelo menos, 11 desabamentos de muros, sete deslizamentos de encosta, cinco pontos de alagamento. “Equipes da prefeitura trabalham desde ontem na recuperação e limpeza das áreas afetadas com a chuva”, informou. Veja o balanço de ocorrências

Alagamento: 5
Desabamento parcial de moradia: 2
Desabamento de muro: 11
Deslizamento de encosta: 7
Enchentes ou inundações: 4
Erosão: 3
Infiltração: 4
Quedas, tombamentos e/ou rolamentos de matações e/ou rochas: 2
Trincas: 2
Trincas e rachaduras em muro: 1
Risco de danificação ou destruição de habitações: 5
Risco de desabamento: 6
Risco de deslizamento de encosta: 4
Risco ou ameaça de alagamentos: 4
Risco ou ameaça de deslizamentos: 2

O órgão divulgou nesta quinta-feira (8) alerta de risco geológico que vale até sábado (10). A capital tem risco de deslizamentos de terra, após as chuvas que atingiram a capital e região metropolitana nessa quarta-feira (7).

Vias interditadas

Quatro importantes avenidas de Belo Horizonte precisaram ser interditadas por alagamentos decorrentes das fortes chuvas que atingiram a capital mineira na noite dessa quarta-feira (7).

Estes foram os temporais mais intensos registrados na cidade desde o início do mês de dezembro, e, segundo dados da Defesa Civil de BH, choveu mais de 100 milímetros na região Oeste da cidade – o que equivale a 30% da média climatológica do mês inteiro. Nas regionais Centro-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova, choveu entre 70 e 86 milímetros – volume considerado alto.

Queda de árvore

As chuvas provocaram sérios estragos em Belo Horizonte, como a queda de uma árvore de grande porte na avenida Cristóvão Colombo, na região Centro-Sul da capital, que atingiu dois carros no encontro com a rua Fernandes Tourinho.

De acordo com o órgão de segurança de BH, foram quatro ocorrências de alagamentos, duas para enchentes e outras 12 ligadas a danos estruturais – como tombamentos e desabamentos parciais.

Criança é arrastada por correnteza em BH

As avenidas Cristiano Machado e Bernardo de Vasconcelos, na região Nordeste da capital mineira, foram algumas das mais afetadas. Houve transbordamento do córrego Cachoeirinha, e carros foram arrastados – um veículo chegou a colidir com um ponto de ônibus na altura do bairro Ipiranga.

(Com informações de Lara Alves)

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.