A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a
A medida foi tomada pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus da universidade e vale por um período de até cinco dias. Ou seja, as aulas retornam na próxima segunda-feira (21).
Segundo a PUC Minas, a medida foi determinada para quatro turmas do Curso de Ciências Sociais, do Campus Coração Eucarístico, após sete casos positivos para a doença e sete suspeitos (sintomáticos).
“Para dar sustentabilidade ao retorno das atividades presenciais, desde o segundo semestre de 2020, a PUC Minas organizou um Sistema de Vigilância Epidemiológica com informações que permitem identificar casos suspeitos de COVID-19 para evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, informou à PUC em nota.
Conforme a instituição, alunos(as), professores(as) e funcionários(as) devem relatar em caso positivo, contato ou sinais da doença à Equipe de Vigilância Epidemiológica por meio do aplicativo ‘COVID-19 - Autoavaliação sobre seu estado de saúde atual’.
“O Sistema de Vigilância Epidemiológica (SVE) COVID-19 da PUC Minas é alimentado pelas informações fornecidas por esse aplicativo, que apresenta três perguntas que poderão ser respondidas a qualquer momento. A resposta positiva a qualquer uma das três perguntas indica a vedação da entrada nas dependências da Universidade e nos campos de estágio, além da necessidade de contato pela Equipe de Vigilância Epidemiológica, para orientação”, acrescentou.
Vale lembrar que o sétimo período do curso de Arquitetura da PUC Minas, unidade Praça da Liberdade, retornou ao modelo presencial nessa quarta-feira (16). Na turma, foi constatado ao menos quatro casos positivos para a doença.
Leia também:
PUC Minas recomenda uso de máscaras
Na última sexta-feira (11), a PUC Minas recomendou a utilização de máscaras em todas as unidades da instituição. “Os números de casos de Covid-19 voltaram a aumentar. Dessa forma, a PUC Minas ressalta a importância do uso de máscara em todos os seus ambientes, de maneira imediata. A adesão logo no início é fundamental para conter a elevação dos indicadores de contágio”, informou.