Ouvindo...

Prédios da UFMG são evacuados após vazamento de agente químico tóxico

Alunos sentiram lacrimejamento e irritação da mucosa nasal depois que vidro de armazenamento trincou

Incidente foi registrado no Laboratório de Bioquímica Clínica da Faculdade de Farmácia da UFMG

Alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) precisaram ser evacuados após vazamento de um agente químico no Laboratório de Bioquímica Clínica da Faculdade de Farmácia na tarde desta terça-feira (25). A universidade não confirmou qual foi o agente, mas segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de aproximadamente 100 ml de mercaptoethanol, que pode ser mortal caso absorvida pela pele.

Em nota, a UFMG afirmou que a substância “estava congelada dentro de uma geladeira, e um trincamento no vidro no qual estava guardada fez com que o líquido derramasse e evaporasse no ambiente”. Algumas pessoas relataram lacrimejamento e irritação da mucosa nasal, mas a instituição afirmou que a quantidade “não oferecia riscos além dos sintomas citados”.

A Divisão de Segurança da Universidade também foi acionada, e cerca de 200 pessoas precisaram ser evacuadas do prédio, incluindo estudantes, docentes e funcionários de dois blocos. As aulas do turno da noite foram suspensas, e o laboratório foi ventilado para dissipação do vapor.

Já nesta quarta (27), todas as atividades foram retomadas normalmente, segundo a UFMG, mas o laboratório onde ocorreu o vazamento segue sem receber pessoas, para dar sequência ao processo de ventilação e total eliminação dos riscos. O acesso está restrito a servidores e professores que atuam no local.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.