Alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) precisaram ser evacuados após vazamento de um agente químico no Laboratório de Bioquímica Clínica da Faculdade de Farmácia na tarde desta terça-feira (25). A universidade não confirmou qual foi o agente, mas segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de aproximadamente 100 ml de mercaptoethanol, que pode ser mortal caso absorvida pela pele.
Em nota, a UFMG afirmou que a substância “estava congelada dentro de uma geladeira, e um trincamento no vidro no qual estava guardada fez com que o líquido derramasse e evaporasse no ambiente”. Algumas pessoas relataram lacrimejamento e irritação da mucosa nasal, mas a instituição afirmou que a quantidade “não oferecia riscos além dos sintomas citados”.
A Divisão de Segurança da Universidade também foi acionada, e cerca de 200 pessoas precisaram ser evacuadas do prédio, incluindo estudantes, docentes e funcionários de dois blocos. As aulas do turno da noite foram suspensas, e o laboratório foi ventilado para dissipação do vapor.
Já nesta quarta (27), todas as atividades foram retomadas normalmente, segundo a UFMG, mas o laboratório onde ocorreu o vazamento segue sem receber pessoas, para dar sequência ao processo de ventilação e total eliminação dos riscos. O acesso está restrito a servidores e professores que atuam no local.