Ouvindo...

Minas registra mais de um acidente por dia em 2022 envolvendo motoristas com CNH irregular

A média já é a maior dos últimos quatro anos, e se mantida, também levará à maior marca no período

Apesar da obrigatoriedade, motoristas insistem em não portar documento ou sequer adquiri-lo antes de dirigir

Minas Gerais registrou ao menos um acidente por dia em 2022 envolvendo motoristas sem carteira de habilitação ou com o documento irregular. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), foram 350 ocorrências só entre janeiro e agosto deste ano.

Em média, foram 1,44 acidentes por dia no período, ou ainda, três ocorrências a cada dois dias. Essa é a maior média nos últimos quatro anos, e caso seja mantida, 2022 pode terminar com mais de 525 acidentes envolvendo condutores cuja CNH não é regular - também o maior número no período de quatro anos.

Para efeito de comparação, 2021 terminou com 524 acidentes desse perfil. No recorte de janeiro a agosto, foram 345 - média de 1,42 por dia. Nos dois anos anteriores, os números são menores - 422 acidentes em 2020 (1,15 a cada dia), e 366 em 2019 (um por dia).

No domingo (16), um grave acidente na BR-356, em Ouro Preto, região Central de Minas, terminou com sete mortes, incluindo uma criança e um bebê, além de outras sete pessoas feridas. Segundo a Polícia Militar, dois dos quatro motoristas envolvidos não tinham Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nessa terça-feira (18), um homem foi condenado a 11 anos de prisão por atropelar e matar uma criança de 4 anos no Bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte. O caso aconteceu em novembro de 2014, e o homem não estava com o documento, que é obrigatório.

Muitos desses casos envolvem, além da irregularidade na documentação, situações com embriaguez. No começo deste mês, um homem furtou uma moto em Capelinha, na região do Vale do Jequitinhonha/Mucuri, perdeu o controle do veículo e bateu em cones do quartel da Polícia Militar. Além de não ter CNH, ele afirmou ter bebido “algumas latas de cerveja”.

Vale lembrar que a multa por não portar a CNH é de quase R$ 90, e quando o motorista não é habilitado, o valor é multiplicado por dez, passando a ser também uma infração gravíssima. Nesse último caso, se a situação terminar com vítimas, o responsável pode ser preso.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.