Uma quadrilha de tráfico de drogas é alvo de operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Civil (PCMG) que cumprem, nesta quarta-feira (5), 30 mandados de busca e apreensão em Mutum, na região do Vale do Rio Doce, em Belo Horizonte e em outras cidades da região.
As medidas cautelares foram fundamentadas, conforme aponta o MP, na análise de conteúdos extraídos de celulares e anotações acerca da vendas de drogas por dois investigados que chefiavam o tráfico na localidade.
Os dois suspeitos, D.C.S. e L.M.C., haviam sido incluídos no programa “Procura-se” e foram presos por meio de ações do Gaeco de Ipatinga nos meses de outubro de 2021 e 2022. O conteúdo analisado possibilitou identificar várias pessoas residentes em Mutum e localidades adjacentes, que atuavam sob as ordens das duas lideranças.
Desta forma, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Mutum, Lajinha, Ipanema, Conceição de Ipanema, Caratinga e Belo Horizonte. O objetivo é angariar provas para esclarecer o completo funcionamento dessa organização criminosa voltada para o tráfico de drogas.
A operação conta com a participação de 89 policiais militares, 41 policiais civis e dois promotores de Justiça, além de apoio do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (5ª BRAVE/BTL RPAER/COMAVE).
Balanço
Balanço parcial divulgado na manhã desta quarta-feira, pela polícia e MP, informa que cinco pessoas foram presas, além de três armas de fogo apreendidas, cinco tabletes de maconha, uma porção de cocaína, várias munições de diversos calibres e R# 4.439 em dinheiro.
Foram empregados nas atividades aproximadamente 100 policiais, entre civis e militares, 21 viaturas e uma aeronave.