As atividades de mineração da empresa Gute Sicht foram suspensas nesta quinta-feira (29) pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) em conjunto com o Ministério Público estadual. Foi realizada ação na Serra do Curral para fiscalizar a empresa e notificar sobre Auto de Infração.
A Gute Sicht tem 20 dias para se manifestar. Segundo o executivo mineiro, ainda há investigações sobre a supressão de vegetação sem autorização devida, que a empresa alega ter sido realizada para execução de uma obra emergencial de drenagem. A mineradora operava amparada em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2021 com a Semad, mas as supostas irregularidades motivaram a ação.
“Todas as inconformidades identificadas no processo do empreendimento foram apontadas pelo próprio Governo de Minas ao Ministério Público de Minas Gerais, que também acompanhou a ação para suspensão das atividades. O desdobramento da ação de fiscalização, bem como a análise de documentos técnicos, objeto do processo da mineradora, passarão a ser analisados em conjunto com o Ministério Público”, completou.
O governo ainda ressaltou que o cancelamento desse TAC se deu “porque segue em vigor o acautelamento que garante proteção provisória à Serra do Curral”.
A reportagem entrou em contato com a Gute Sicht, e aguarda retorno.
(Com informações de Lucas Ragazzi)