Duas entre as várias pessoas bicadas por abelhas na avenida Nossa Senhora do Carmo na manhã desta quarta-feira (21) foram encaminhadas para o Pronto-Socorro João XXIII com choque anafilático. A informação foi confirmada por bombeiros que atuaram na ocorrência. As abelhas atacaram as pessoas após um caminhão tombar e derrubar o poste onde estava a comédia.
As vítimas foram socorridas e não correm risco de morrer.
Várias pessoas foram picadas, sendo dois guardas municipais, dois militares do Corpo de Bombeiros e mais quatro pedestres que passavam pelo local. Ao todo, a metade recebeu atendimento médico no local e o restante precisou de socorro no Pronto-Socorro João XXIII.
O tratamento do choque anafilático deve ser iniciado com rapidez. Apesar de ser uma situação de emergência, é controlável e reversível desde que diagnosticada e tratada a tempo.
Choque anafilático
Mas o que é choque anafilático? Conforme informações oficiais do Ministério da Saúde, choque anafilático é a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte.
Principais causas:
– Venenos: abelhas, marimbondos, vespas, etc;
– Medicamentos: alguns antibióticos, como a penicilina, alguns antiinflamatórios, anestésicos, contrastes contendo iodo, insulina, entre outros;
– Alimentos: camarão, mariscos, frutos do mar, amendoim, dentre outros;
– Latex: derivados da borracha, como luvas.
Sintomas:
– Sensação de desmaio;
– Pulso rápido;
– Dificuldade de respiração, incluindo chiados no peito, tosse;
– Náusea e vômito;
– Dor no estômago;
– Inchaço nos lábios, língua ou garganta;
– Placas altas e com coceira na pele (urticária);
– Pele pálida, fria e úmida;
– tontura, confusão mental, perda da consciência;
– Parada cardíaca.
*Com informações do Ministério da Saúde