Ouvindo...

Bombeiros combatem incêndio de grande proporção na Serra do Cipó

A linha de fogo já ultrapassou 2 quilômetros e o local é de difícil acesso, o que dificulta o combate

Duas equipes de bombeiros militares combatem as chamas por terra

O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais combate na tarde desta segunda-feira (12) um incêndio de grande proporções na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, Região Central do estado. Segundo informações da Sala de Imprensa da corporação, a linha de fogo ultrapassa os 2 quilômetros de extensão e se concentra na região conhecida como Fazenda do Batista.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é de difícil acesso, o que impossibilita o ataque terrestre direto às chamas. Por isso, é usada uma técnica conhecida como “fogo técnico” ou “fogo contra fogo”. Neste caso, os militares criam pequenas linhas ou pontos controlados de fogo numa parte mais alta da serra, de modo que as chamas apaguem na área já queimada.

O principal objetivo é interromper as chamas antes que elas cheguem ao topo da Serra e, assim, evitar que passem para o outro lado da serra. Atuam no combate 28 bombeiros militares e 8 brigadistas do parque, além de aeronaves e caminhões pipas.

Durante o último fim de semana, entre as 18h de sexta-feira (9) e 06h desta segunda-feira (12), o Corpo de Bombeiros recebeu, pelo menos, 900 acionamentos relacionadas à incêndios em vegetações em Minas Gerais.