Justiça suspende entrada de novos presos no Ceresp Gameleira em Belo Horizonte

Na decisão, o Juiz Daniel Pacheco determina que os presos condenados sejam remanejados para outras unidades em até cinco dias

TJMG suspende entrada de novos presos no Ceresp Gameleira em Belo Horizonte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu a entrada de novos presos no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp), na Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, nessa terça-feira (23). Conforme informações do TJMG uma inspeção constatou que falta atendimento médico, medicamentos, além de superlotação das celas e déficit de policiais penais.

Em 2015 foi instaurado um procedimento, pelo Ministério Público, que já havia determinado que a ocupação máxima no Ceresp Gameleira deveria ser de 727 presos. Atualmente, o Centro tem mais de 1.100 mil detentos. A decisão do Juiz Daniel Pacheco, Daniel Dourado Pacheco, da 3ª Vara Criminal de Belo Horizonte, determina que a direção do Ceresp e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública suspendam, imediatamente, a chegada de novos detentos na unidade. O Juiz ainda determina que os presos condenados sejam remanejados para as unidades adequadas ao regime, em até cinco dias.

A ordem do Juiz é para que seja cumprido um acordo estabelecido anteriormente entre SEJUSP, CERESP e Ministério Público (MPMG), em ação civil pública movida pelo MP desde 2011.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP) informa que foi notificada da decisão na noite dessa terça-feira (23) e que cumpre todas as determinações judiciais.

Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.

Ouvindo...