Um jovem de 28 denunciou ter sido vítima de racismo enquanto tentava fazer compras na loja Leroy Merlin, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma funcionária de 49 anos teria impedido o cliente de comprar no local.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na terça-feira (16), a vítima teria se direcionado ao caixa com produtos em mãos, mas foi orientada a ir para o caixa de autoatendimento. O jovem estava acompanhado por dois amigos brancos, que voltaram ao interior do local para pegar mais um produto.
Enquanto aguardava os amigos, o cliente foi abordado por uma funcionária, que começou a conferir e retirar os produtos que já estavam nas sacolas. Ele questionou a abordagem, já que clientes brancos estavam comprando sem nenhuma interferência, e a mulher respondeu que era um procedimento padrão.
À polícia, o jovem relatou que a funcionária recolheu os produtos e a sacola. Ao ser questionada outras vezes, a mulher, que era a única funcionária na ilha de autoatendimento, virou as costas e ignorou o cliente.
O jovem ainda teria acionado a gerência do local para relatar o ocorrido e solicitar as imagens do momento, mas foi orientado a encaminhar a reclamação para a ouvidoria da loja.
Ainda, segundo testemunhas, a funcionária teria agido de forma nervosa e agressiva quando foi questionada sobre o atendimento. A mulher só teria mudado de comportamento quando o cliente acionou a gerência e informou que iria adotar providências cabíveis sobre o caso de racismo.
Resposta
Em nota, a assessoria do Leroy Merlin informou que está reunindo informações sobre o caso para “tomar as medidas cabíveis”. Confira o pronunciamento completo:
Estamos em contato direto com o cliente e todos os envolvidos, reunindo todas as informações sobre o que aconteceu para tomar as medidas cabíveis, tratando o caso com todo respeito, cuidado e seriedade que o tema merece. A Leroy Merlin reforça seu compromisso com respeito aos consumidores e está à disposição para colaborar com as autoridades.