Ouvindo...

Alerta: umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em BH

De acordo com a Defesa Civil, a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 25% nesta tarde. Veja recomendações

Alerta é válido até o início da semana que vem

Uma massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% em Belo Horizonte. O alerta foi emitido pela Defesa Civil, nesta quinta-feira (11), é válido até às 18h de segunda-feira (15).

O órgão já tinha chamado a atenção para o frio. A previsão é de que, nas primeiras horas do dia, os termômetros marquem 10 °C até a próxima terça (16).

Hoje (11), o dia amanheceu com os termômetros marcando 7.4ºC em Cercadinho, na região Oeste de Belo Horizonte. Mas, a sensação térmica na região foi muito menor: -6,4ºC . Essa é a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).A máxima estimada é de 23 °C.

Já a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 25% à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%. Veja as recomendações

- Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Fonte: Defesa Civil de BH

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.