Minas Gerais registrou quase uma infração por dia em 2022 com causa vinculada ao trânsito. É o que apontam números divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) nesta quarta-feira (27). A
Nessa terça (26), o motorista Anderson Melo, de 44 anos, morreu com um tiro no pescoço depois de discutir com o delegado próximo ao viaduto Oeste, na chegada ao Centro da capital. Só em BH, 31 casos de violência vinculados ao trânsito foram registrados até junho deste ano - aproximadamente um por semana.
No cenário estadual, foram 169 ocorrências no mesmo período de 2022, criando a média de aproximadamente seis casos por semana, incluindo agressões, injúria, calúnia e lesão corporal.
Tanto no recorte municipal como estadual, os números caíram na comparação com 2021, segundo a Sejusp. Entre janeiro e junho do ano passado, foram 215 ocorrências em Minas, das quais 33 aconteceram em BH.
A infração mais comum registrada em 2022 foi de lesão corporal. Em BH, a média foi de apenas um caso por mês, enquanto em Minas, a ocorrência se repetiu a cada quatro dias. No total, o Estado registrou 427 casos no ano passado - mais de um por dia. Caso a média deste ano seja mantida, o Estado pode encerrar 2022 com mais de 340 registros.
(Com informações de Helen Araújo)