A corregedoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte afastou, de maneira preliminar, agentes que se envolveram em uma ocorrência que terminou com agressões a um motociclista, no dia 3 de julho, no bairro Floresta, região leste da capital mineira.
A ocorrência teve início quando os guardas se depararam com uma moto a placa dobrada na avenida Gustavo da Silveira, no Horto, também na zona Leste.
O motociclista acelerou ao receber ordem de parada e começou uma intensa perseguição. Os guardas conseguiram abordar o homem na esquina das ruas Itajubá com Pouso Alegre, no Floresta. A partir desse momento, imagens de câmeras de segurança mostram os guardas agredindo o motociclista, que é inabilitado. Um dos guardas deu um tranco no homem, que caiu no chão e foi atingido pelo outro agente.
Um advogado que passava pelo local de carro parou, filmou as agressões e questionou os guardas sobre a abordagem. Então, ele recebeu voz de prisão por supostamente estar embriagado - o que ele nega.
O Comando da Guarda Municipal teve acesso às imagens e classifica as agressões como extremamente graves. Por isso, instaurou procedimento administrativo disciplinar que poderá resultar, inclusive, na expulsão dos investigados, de acordo com a nota enviada pela Guarda Civil Municipal.