Ouvindo...

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade reabre visitas após um mês: veja como agendar

Em junho, entidade anunciou suspensão das visitações após casos de congestionamento e depredação; serviço agora será agendado

Visitas ao Santuário agora serão agendadas no site da entidade

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai reabrir as portas para visitação nesta terça-feira (12). O serviço havia sido suspenso por tempo indeterminado no dia 10 de junho, após casos de depredação.

À época, a Arquidiocese de BH afirmou que a livre entrada e sem controle de fluxo ao Santuário tornou inviável “o sistema de agendamento de visitas, controle de horário, do número de veículos e de pessoas, respeitando os limites do território”. Também por conta disso, foram registrados casos de depredação do conjunto arquitetônico e congestionamentos.

“A reabertura torna-se possível após processo bem-sucedido de diálogo da Arquidiocese de Belo Horizonte, guardiã do Santuário, com o poder público estadual. As instâncias púbicas todas reafirmaram os procedimentos adotados pelo Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, reconhecendo-os essenciais para a proteção de peregrinos e visitantes, além da preservação dos bens naturais, com a fauna e flora, histórico-culturais e religiosos”, explicou a Arquidiocese, em nota.

A partir desta segunda-feira (11), o sistema de agendamento para visitação já estará disponível ao público. Pessoas de 12 a 59 anos pagam R$ 10 pela entrada, enquanto crianças entre 6 e 11 anos, além de idosos acima dos 60 anos pagam R$ 5. O preço de entrada é isento para crianças abaixo de 5 anos, membros da família dos devotos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O processo será feito pelo site do Santuário.

“O agendamento das visitas é de fundamental importância para o adequado acolhimento de todos, considerando que o Santuário da Padroeira de Minas Gerais, nos últimos anos, tem registrado expressivo crescimento da presença de peregrinos e turistas”, completou a entidade.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.