Rodriguinho agita Praça da Estação em show neste sábado (14) durante ‘Kandandu’

Encontro de Blocos Afro de BH abre oficialmente o Carnaval da capital mineira e traz show com clássicos do pagode

Kandandan comemora 10 anos de encontro com show de clássicos do pagode

O cantor Rodriguinho, que fazia parte do grupo “Os Travessos”, realiza neste sábado (14) um show gratuito durante o “Kandandu, Encontro de Blocos Afro de BH”. Neste ano, em que se comemora 10 anos do encontro, o tema é “Oxóssi, Orixá das Matas e da Fartura”.

A identidade visual e conceitual do evento representa a prosperidade por meio de vários elementos em cena: os animais, as plantas, a água e os frutos.

O encontro que começou na sexta-feira (13), com a missão de realizar a abertura oficial do Carnaval de BH, contou com performance de um “Aguerê de Oxóssi”, feito em louvor ao orixá reverenciado na festa.

Na programação, ocorreu ainda o show do grupo mineiro de pagode Akatu; desfile da Corte Momesca; os blocos Batucarte, Arrasta Favela, Tapa de Mina e Oficina Tambolelê; além de uma apresentação do “Samba da Meia Noite”.

Leia também:

No sábado, a programação inicia com a performance “Mata Adentro”, de Jéssica Knowles e André Arturos. Às 16h, o bloco Afrodum assume a folia, seguido pelo Filhos de Zambi, às 17h05. A partir das 18h10, o público confere o show do cantor de pagode Rodriguinho.

Na sequência, o bloco Afro Magia Negra se apresenta às 19h30, como preparação para a energia do Samba d’ouro, às 20h35. O encerramento do evento acontece às 23h30, com o bloco Swing Safado. Durante os intervalos entre as atrações, a trilha sonora será da DJ Black Josie.

“O que tem sido mais bonito na construção do Kandandu é justamente o sentido coletivo que move tudo isso. Desde o trabalho das equipes e o diálogo permanente na organização, até a relação próxima com os blocos, há um envolvimento muito verdadeiro. O Kandandu é sempre um marco importante para todos nós. Me emociona ver o quanto cada bloco afro de Belo Horizonte se prepara, se organiza e chega com brilho nos olhos, força, criatividade e energia para construir junto”, comemora Suellen Sampaio, diretora artística do Kandandu.

A palavra “Kandandu” significa abraço na língua quimbundo, originada em Angola, e traduz o espírito do evento: um encontro de diferentes filosofias, saberes e vivências, promovendo um forte laço de união e fortalecimento através da ancestralidade.

Serviço

Kandandu, Encontro de Blocos Afro de BH

  • Data: Sábado - 14/02
  • Horários:
  • 15:00 - Performance “Mata Adentro”
  • 16:00 - Bloco Afrodum
  • 17:05 - Bloco Filhos de Zambi
  • 18:10 - Rodriguinho
  • 19:30 - Bloco Magia Negra
  • 20:35 - Bloco Samba d’ouro
  • 23:30 - Bloco Swing Safado

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...