Ouvindo...

Vídeo: como era o Carnaval em BH? Idosas compartilham memórias pessoais de carnavais passados

Oficina de artesanato foi oferecida para os frequentadores do centro no dia 19 de fevereiro para confecção de banners para decorar o CRPI

Idosas fazendo recortes e papel e retalhos de tecido

“A gente andava na rua fantasiada e ninguém mexia com você", assim é a memória de uma das idosas que participaram de uma oficina para produção de adereços carnavalescos para idosos no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) do bairro Caiçaras, na região Noroeste de Belo Horizonte. Durante a atividade realizada na última terça-feira (18), envolvidas pelo clima da festa, as artesãs contaram histórias de carnavais que já viveram na Capital mineira.

Creuza Gonçalves Neves, de 74 anos, conta que começou a aproveitar muito o Carnaval quando participava de um bloco do Sesc em BH. A aposentada lembra que ela e os amigos ficavam o ano inteiro fazendo fantasias para que quando chegasse o feriado estivessem prontos para festejar.

“Eu mudei para o bairro Carlos Prates tem 30 anos, daí eu comecei a frequentar o Sesc, e lá eu comecei a participar do carnaval [...] Saíamos num trenzinho, dava volta na cidade, parava lá na Praça da Estação, lá tinha uma concentração e nós fazíamos a caminhada até a Serraria Souza Pinto, e lá tinha um baile, o último artista convidado foi a Elke Maravilha”, lembra Creuza.

Assim como Creuza, Leia Maria Pereira, de 72 anos, também é foliã de carteirinha. Frequentadora assídua do CRPI, Leia conta que os carnavais dos clubes eram os melhores da cidade e eram comuns, pois na época não havia blocos de rua.

“Eu pulei o carnaval desde que eu era mocinha. Eu participei de carnavais no Clube Sparta, inesquecíveis, sabe? [...] A gente andava na rua fantasiada e ninguém mexia com você. Você pulava o Carnaval, 4 horas da manhã, você ia embora sozinha, sem problema. Era muito bom. Vinha gente de fora (de BH) para o carnaval no Sparta”.

Clique e confira vídeo!

Arte e carnaval

A oficina foi dividida em dois dias, o primeiro aconteceu na última terça-feira (19) e o próximo dia será na próxima terça (25). As aulas são ministradas pela professora Bernadete Fiorini, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG.

A professora diz que é a primeira vez que faz trabalho voluntário no CRPI, mas que trabalha como voluntária em outras instituições há mais de 30 anos e sempre se diverte muito. Fiorini relata que a parte favorita dela nesse trabalho é a convivência.

“Como eu trabalho com cultura popular, todas as vezes que eu faço parte de um grupo, eu aprendo também, sabe? Eu venho para ensinar, mas eu também aprendo, principalmente com esse tipo de público que é tão rico em memória e em saberes”, explica a professora. O objetivo de Bernadete com o grupo é confeccionar quatro banners grandes, usando materiais reciclados, que serão expostos na quadra do Centro.

Serviço:

Oficina para produção de adereços carnavalescos para idosos

Data: 25/02/2024 (Terça-feira)
Horário: 14h às 16h30
Local: Centro de Referência da Pessoas Idosa (CRPI Caiçara – R. Perdizes, 336 - Caiçaras)

Para mais informações acesse o portal de notícias da Prefeitura de Belo Horizonte. Clique aqui e confira!

*estagiária sob supervisão de Marcello Pereira.

Leia também

Graduanda em Jornalismo pela PUC Minas. Interessada por redes sociais e editorias de cultura, entretenimento e cidades. Atualmente está na editoria de Redes Sociais.