Ouvindo...

‘Trema na Linguiça’, ‘Doral, Pega no Meu Braço': Carnaval de BH tem blocos com nomes curiosos

Período oficial da festa começa neste sábado (15) e vai até o dia 9 de março; mais de 500 blocos devem desfilar pelas ruas da capital mineira

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte começa neste sábado (15) e, enquanto você está lendo esse texto, é possível que centenas ou milhares de foliões já estejam na rua se divertindo. A expectativa da prefeitura é que a festa atrai cerca de 6 milhões de pessoas e movimente R$ 1 bilhão na economia da cidade.

O Carnaval deste ano deve contar com desfiles de mais de 500 blocos e, na hora de criar os nomes, o que não falta é criatividade. Confira abaixo alguns dos blocos de Carnaval de BH que têm nomes curiosos e vão desfilar na festa deste ano de 2025!

Blocão do Cachorro

Bloco que surgiu de uma turma de amigos com a denominação de cachorro, devido ao dito que o ‘’cachorro é o melhor amigo do homem’’. O Blocão do Cachorro sai no dia 22 de fevereiro, às 16h30, na rua Vicente Risola, 1357, no bairro Santa Inês.

Óia o Trem Quereno

O grupo se reúne na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, tocando marchinhas de Carnaval, samba-enredo, pagode, axé, rock e outros estilos musicais. O bloco Óia o Trem Quereno” sai no dia 23 de fevereiro, às 13h, na rua Mármore, 450, no bairro Santa Tereza.

As Virgens do Formigueiro Quente

O bloco foi criado a partir do grupo de quadrilha “Formigueiro Quente”. O bloco As Virgens do Formigueiro Quente sai no dia 23 de fevereiro, às 14h, na praça Manoel Batista Baia, 10, no bairro Mantiqueira.

Sai pra Lá, Capeta!

O bloco se reúne desde 2020 para “exorcizar todos os coisas ruins que persistem em rondar a política brasileira” com o ritmo da música. O bloco “Sai pra Lá, Capeta!” sai no dia 25 de fevereiro, às 18h, na Praça México, no bairro Concórdia.

Leia também

Bloco Fúnebre

O bloco foi fundado em 2013 com o lema ‘Enterrar as tristezas e ressuscitar as alegrias’, resgatando músicas desde 1890 até os dias atuais. O Bloco Fúnebre sai no dia 28 de fevereiro, às 23h, na avenida Afonso Pena, 4444, no bairro Cruzeiro.

Ô Doral, pega no meu…braço

O bloco leva o repertório de axé, samba e sertanejo para uma das avenidas mais conhecidas da região da Pampulha. O bloco ‘Ô Doral, pega no meu…braço’ sai no dia 28 de fevereiro, às 18h, na avenida dos Engenheiros, 612, no bairro Castelo.

Garota, eu desço a Califórnia

Apesar do nome homenagear o cantor Lulu Santos, o bloco toca canções de todos os gêneros, indo do funk ao pagode e piseiro. O bloco ‘Garota, eu desço a Califórnia’ sai no dia 16 de fevereiro, às 9h, na praça Deputado Renato Azeredo, 22, no Sion.

Aurora Pelada

O bloco surgiu a partir de uma turma de condomínio que gosta de Carnaval e sentia falta de um evento do tipo na região. O bloco ‘Aurora Pelada’ sai no dia 22 de fevereiro, às 10h, na rua Álvaro Santos, 22, no bairro Coração de Jesus,

Tá mole mas é meu

O bloco reúne amigos, vizinhos e familiares da região para celebrar o Carnaval com música ao vivo, marchinhas, som mecânico e rua de lazer. O bloco ‘Tá mole mas é meu’ sai no dia 22 de fevereiro na rua Dom Oscar Romero, 345, no bairro Nova Gameleira.

Kikolindo

O bloco reúne 20 músicos na bateria que tocam canções de axé, marchinhas de Carnaval e outros estilos. O bloco ‘Kikolindo’ sai no dia 16 de fevereiro na rua José Benjamim de Castro, 169, no bairro Campo Alegre.

Trema na Linguiça

Fundado em 2007 pela diretoria do Mackenzie Esporte Clube, o bloco é um dos pioneiros no resgate ao Carnaval de Belo Horizonte, reunindo cerca de cinco mil foliões durante o cortejo. O bloco ‘Trema na Linguiça’ sai no dia 15 de fevereiro, às 11h, na rua Benvinda de Carvalho, 301, no bairro Santo Antônio.

Bloco do Magrela Feio

Bloco formado por amigos e frequentadores do Bar do Dimas, que tem o guitarrista Keith Richards como símbolo e, no repertório, clássicos do rock nacional e internacional. O ‘Bloco do Magrela Feio’ sai no dia 15 de fevereiro, às 12h, na rua Itanhandu, 17, no bairro Carlos Prates.

Reage Corno

O bloco formado por moradores do São João Batista propõe o divertimento para pessoas de todas as idades. O bloco ‘Reage Corno’ sai no dia 15 de fevereiro, às 14h, na rua Cyrene Crivellari Bellonia, 18, no bairro São João Batista.

Encontro de Boizinhos Encantados

O bloco traz a tradição do folguedo do boi para o público infantil como uma forma de preservar a tradição. O bloco ‘Encontro de Boizinhos Encantados’ sai no dia 16 de fevereiro, às 10h, na rua dos Guajajaras, 402, no Centro de Belo Horizonte.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais