Ouvindo...

Maior Carnaval do Brasil: ‘Ficamos com o melhor’, comenta PBH em ‘briga’ entre SP, Recife e Salvador

Tudo começou quando a prefeitura de São Paulo publicou nas redes um post sobre ter o ‘maior Carnaval de rua do Brasil'; outras cidades com festas famosas responderam

Publicação feita pela prefeitura de São Paulo no Instagram

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) respondeu à “briga” entre as prefeituras de São Paulo, Recife (PE), Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro sobre o “maior Carnaval de rua do Brasil” nas redes sociais.

Sem entrar na disputa quanto ao número de foliões e de cortejos, a administração municipal da capital mineira disparou: “Ficamos com o título de melhor”.

Causou nas redes

Tudo começou no último sábado (1º), quando a prefeitura de São Paulo publicou no Instagram uma imagem em que dá a cidade o título “maior” da folia brasileira. Na foto, dançarinos de frevo se apresentando no Ibirapuera, na capital paulista.

Não demorou para as páginas das prefeituras de Recife (PE), Olinda (PE) e Salvador (BA), ironizassem a publicação: “Obrigada pela homenagem, @prefsp, qualquer coisa vai avisando. Só lembrando… O maior carnaval de rua em linha reta do universo começa dia 27. Ah... e se for chorar, manda áudio”, escreveu o perfil da prefeitura de Recife.

A foto usada por São Paulo foi registrada durante o cortejo do bloco Galo da Madrugada, tradicional do Carnaval do Recife, que surgiu em 1978, conhecido por resgatar o frevo de rua. Hoje, há um braço do bloco que se apresenta na capital paulistana.

A prefeitura de Salvador ainda complementou: “E aí, @prefolinda e @prefrecife! Eu conto ou vocês contam?” ”Melhor que contar… Bora mostrar?”, respondeu à prefeitura de Olinda.

O governo da Bahia foi mais incisivo dizendo “Calma, amiga. Respeita mainha! Antes de usar essa unidade de medida, é bom avisar a terra do Axé, né?”

A prefeitura do Rio de Janeiro também apareceu. Discreta, apenas publico um emoji de olhos. "@Prefeitura_Rio 👀".

Nesta manhã, a publicação já acumulava 3.334 curtidas, 6.920 comentários e 7.248 compartilhamos. Na postagem, São Paulo respondeu: “Que bom que vocês gostaram da nossa homenagem @prefeituraderecife! São Paulo é a terra onde o Brasil se encontra. Aqui, a gente homenageia e celebra também a cultura e a alegria dos pernambucanos, baianos e cariocas”.

Se não o maior...

Nessa quarta-feira (5), foi a vez de a capital mineira se pronunciar na polêmica. “Uai, ‘cês’ tão falando de Carnaval? Podem ficar com a disputa do maior, que ficamos com o título de melhor”, comentou na postagem.

Conforme a prefeitura de Belo Horizonte, a expectativa para o público de 2025 é de 6 milhões de foliões, sendo 275 mil turistas, para o período oficial da folia na cidade, que ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março. Vale ressaltar que o número abrange a soma dos participantes dos blocos de rua e das outras atrações programadas.

Este ano, foram cadastrados 568 blocos, o que representa um aumento de 7% em relação a 2024.

De quem é o título?

Afinal, qual é o maior Carnaval do Brasil? Depende do ponto de vista.

São Paulo é o líder em relação ao número absoluto de público. São esperados 15 milhões de foliões este ano.

Em relação à quantidade de blocos cadastrados e ao número de foliões em comparação aos habitantes da cidade, o Nordeste leva. Olinda, por exemplo, recebe 10 vezes mais pessoas do que o número de habitantes da cidade na época da folia.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.