Ouvindo...

Carnaval 2024: Criminalidade no interior de Minas diminui em função de BH, diz PM

As cidades do interior tiveram redução evidente das infrações; dados oficiais do Carnaval serão divulgados pelo governo amanhã (15)

Capitão da PM acredita que a redução da criminalidade no interior de Minas durante o Carnaval está relacionada a Belo Horizonte

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o Capitão da Polícia Militar, Jefferson Costa, acredita que a redução da criminalidade no interior de Minas Gerais durante o Carnaval 2024 está relacionada, principalmente, à concentração da folia em Belo Horizonte.

“Não conseguimos cravar que a redução da criminalidade está 100% relacionada (a BH), mas acreditamos que sim porque a capital mineira atraiu um grande número de foliões”, disse o Capitão da Polícia Militar, em entrevista ao Jornal da Itatiaia desta quarta-feira (14).

A PM direcinou a maior parte do efetivo em BH devido ao grande número de foliões, com vigilância em 100% dos blocos oficiais da cidade. A tropa foi reforçada por mais de 500 policiais na capital de MG.

Leia também

Redução perceptível

Por outro lado, o Capitão Jefferson Costa lembra que as cidades do interior de Minas que ofereceram programação de Carnaval também tiveram reforço no policiamento, com redução evidente da criminalidade .

O oficial atribuiu o resultado à comunicação da PM para superar os problemas nos blocos. Os dados oficiais do Carnaval 2024 serão divulgados, nesta quinta-feira (15), em coletiva de imprensa da Sec. de Segurança Pública do Governo de Minas.

“Com relação às ocorrências (policiais) do interior, o decréscimo é perceptível. Nós tivemos algumas situações de dispersão no início do carnaval, mas com a comunicação, a informação da polícia chegando a todos foliões, a gente conseguiu dirimir todos esses problemas”, afirmou o Capitão Jefferson Costa.

Na sexta-feira (9), véspera de Carnaval, um carro atropelou cerca de 30 foliões durante um bloco de Carnaval em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo a ocorrência mais grave neste período no estado. 12 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, mas não houve mortes. O motorista apresentava sinais de embriaguez.

Sucesso

A PM classifica como “excelente” a complexa operação realizada durante o Carnaval de 2024, que envolveu mais de 36 mil agentes no estado.

“Na percepção da Polícia Militar, realmente tivemos um excelente Carnaval em Belo Horizonte e em todo estado (de Minas Gerais). Foi um carnaval muito bem planejado, tranquilo e seguro para os foliões. Esse foi o nosso objetivo desde o início”

O PM atribuiu o sucesso da operação não só aos agentes, mas também a conscientização preventiva da população.

Dados preliminares indicam que o Carnaval de BH neste ano registrou redução de, aproximadamente, 40% dos furtos de celulares e queda de 60% das ocorrências de importunação sexual, de acordo com a PM.

“A gente acredita que as campanhas educativas, as dicas de segurança direcionadas ao público do Carnaval, passando pela imprensa, os meios de comunicação, conseguiram alcançar a consciência preventiva do folião”, disse Jefferson Costa, assessor de comunicação da PMMG.

“Aquele folião que estava desguarnecido em carnavais anteriores, chegou lá esse ano com um pouco mais de informações e com o próprio cuidado do corpo, dos seus pertences e dos arredores do local de concentração de blocos”, destacou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.