O Carnaval é uma festa linda e de muita felicidade. Por isso, é comum que os foliões aproveitem para tirar fotos e eternizar esses momentos. O problema é que a festa também costuma ser vista pelos criminosos como oportunidade de fazer vítimas e o celular é, com certeza, um dos aparelhos mais visados pelos ladrões.
É praticamente impossível sair de casa sem o celular, mas é preciso tomar certos cuidados para que seu aparelho não seja levado de você durante a festa. Confira abaixo o que fazer caso seu smartphone seja roubado durante o Carnaval e os cuidados para se tomar antes de cair na folia.
Registre um boletim de ocorrência
A primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito na delegacia, em um posto volante da polícia ou
É recomendado que o cidadão informe o número do IMEI do aparelho no boletim de ocorrência e, na sequência, ligar para a sua operadora pedindo o bloqueio do chip e do aparelho por meio do IMEI. Dessa forma, o aparelho fica inutilizável.
Peça o bloqueio temporário dos aplicativos de banco
Na sequência, o cidadão que teve o celular furtado deve entrar em contato com os bancos que utiliza e pedir o bloqueio temporário da conta e também do cartão. É recomendada a exclusão do cartão virtual, já que os criminosos podem utilizá-los para comprar virtuais ou para pagamentos via NFC. Quem quiser ir além, pode entrar em suas redes sociais pelo computador ou outro aparelho e fazer o encerramento das sessões. Dessa forma, os criminosos não conseguiram acessar os seus perfis.
Tente encontrar seu aparelho pela internet
Os usuários de celulares iPhone e Android podem localizar seus aparelhos por meio da internet. No caso dos dispositivos com iOS,
Já os usuários do Android também tem acesso a uma ferramenta similar oferecida pelo Google. O dono do celular
Cuidados para tomar antes da folia
- Mantenha o aparelho bem guardado (de preferência, em uma doleira ou ‘colado’ ao corpo)
- Anote o código IMEI do seu celular em um local de fácil acesso
- Mantenha o GPS do seu smartphone ligado o tempo todo
- Reforce suas senhas e ative o reconhecimento de impressão digital ou de facial
- Ative a autenticação de dois fatores nos aplicativos que você usa
- Faça um backup de suas fotos, arquivos e conversas do WhatsApp
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.