Ouvindo...

Carnaval 2024: meu celular foi roubado, e agora? Veja o que fazer

Registrar ocorrência, pedir o bloqueio do aparelho e tentar rastreá-lo são algumas das opções recomendadas; confira também precauções para se tomar antes de cair na folia

Uso do celular no Carnaval demanda cuidados especiais

O Carnaval é uma festa linda e de muita felicidade. Por isso, é comum que os foliões aproveitem para tirar fotos e eternizar esses momentos. O problema é que a festa também costuma ser vista pelos criminosos como oportunidade de fazer vítimas e o celular é, com certeza, um dos aparelhos mais visados pelos ladrões.

É praticamente impossível sair de casa sem o celular, mas é preciso tomar certos cuidados para que seu aparelho não seja levado de você durante a festa. Confira abaixo o que fazer caso seu smartphone seja roubado durante o Carnaval e os cuidados para se tomar antes de cair na folia.

Registre um boletim de ocorrência

A primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito na delegacia, em um posto volante da polícia ou pela internet. No B.O., a vítima precisa informar seus dados pessoas, detalhar como e onde foi furtado ou roubado e informações técnicas sobre o aparelho levado.

É recomendado que o cidadão informe o número do IMEI do aparelho no boletim de ocorrência e, na sequência, ligar para a sua operadora pedindo o bloqueio do chip e do aparelho por meio do IMEI. Dessa forma, o aparelho fica inutilizável.

Peça o bloqueio temporário dos aplicativos de banco

Na sequência, o cidadão que teve o celular furtado deve entrar em contato com os bancos que utiliza e pedir o bloqueio temporário da conta e também do cartão. É recomendada a exclusão do cartão virtual, já que os criminosos podem utilizá-los para comprar virtuais ou para pagamentos via NFC. Quem quiser ir além, pode entrar em suas redes sociais pelo computador ou outro aparelho e fazer o encerramento das sessões. Dessa forma, os criminosos não conseguiram acessar os seus perfis.

Tente encontrar seu aparelho pela internet

Os usuários de celulares iPhone e Android podem localizar seus aparelhos por meio da internet. No caso dos dispositivos com iOS, é preciso acessar o site do iCloud, logar com sua conta e ver a localização do aparelho pelo mapa, além de bloqueá-lo remotamente. Para isso, a função Buscar precisa estar ativada.

Já os usuários do Android também tem acesso a uma ferramenta similar oferecida pelo Google. O dono do celular precisa entrar neste site, fazer o login com a mesma conta usada no aparelho e escolher o aparelho perdido. O mapa vai mostrar a localização atual do aparelho ou sua última localização, oferecendo ao usuário a opção de reproduzir um som, bloquear o aparelho ou mesmo formatá-lo. Para poder comandar o aparelho remotamente, ele precisa estar conectado a internet, com a localização ligada e com a função ‘Encontre meu Dispositivo’ ativada.

Leia também

Cuidados para tomar antes da folia

  • Mantenha o aparelho bem guardado (de preferência, em uma doleira ou ‘colado’ ao corpo)
  • Anote o código IMEI do seu celular em um local de fácil acesso
  • Mantenha o GPS do seu smartphone ligado o tempo todo
  • Reforce suas senhas e ative o reconhecimento de impressão digital ou de facial
  • Ative a autenticação de dois fatores nos aplicativos que você usa
  • Faça um backup de suas fotos, arquivos e conversas do WhatsApp

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.