Ouvindo...

Carnaval BH 2024: confira opções de blocos para curtir a festa fora do Centro

Quase 40% dos cortejos são realizados na região Centro-Sul, mas blocos também embalam os moradores das outras regionais da capital mineira; em 2024, o Carnaval de BH será realizado entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro

Carnaval em MG deve atrair mais de 12 milhões e BH é o principal destino

Daqui exatos oito dias, o Carnaval de Belo Horizonte começa oficialmente. Com a expectativa de receber grande parte dos mais de 12 milhões de foliões que devem visitar Minas Gerais no período, a capital mineira tem como principal atração os blocos de rua.

Baianas Ozadas, Beiço do Wando, Filhas da Puc e Truck do Desejo são alguns dos blocos que lotam o Centro da capital mineira. Mas fora das linhas da Contorno, a festa também embala os moradores de todas as regionais de Belo Horizonte. Confira abaixo alguns dos principais blocos de rua em BH fora do Centro

Bloco da Esquina

Um dos blocos mais procurados no Carnaval, o Bloco da Esquina homenageia Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Marcio Borges, Fernando Brant e o movimento Clube da Esquina, que marcou a história da música mineira e brasileira.

  • Bloco da Esquina: cortejo no domingo de carnaval (11/02), local ainda não divulgado (em 2023, o cortejo saiu às 7h na avenida dos Andradas, nº 4.000, Pompéia)

Bloco Seu Vizinho

O Seu Vizinho é um Bloco Afro de Favela que surgiu em 2014 na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, a maior favela de MG e uma das maiores do Brasil, com o objetivo de promover um carnaval coletivo, diverso, inclusivo, com participação ativa e protagonismo do povo negro e favelado e valorização da cultura popular afro-brasileira.

  • Bloco Seu Vizinho: cortejo no sábado de carnaval (10/02), às 12h, na avenida Mem de Sá, nº 1.882, bairro Vila Novo São Lucas

Bloco do Vintão

O Bloco do vintão começou em 2015, quando uma turma de amigos estavam com somente R$20,00 (Vintão) para passar o carnaval. Desde então o Bloco só cresce, focado na diversão familiar e nas musicas de carnaval antigas. O primeiro desfile de rua foi em 2023 com aproximadamente 200 pessoas, som mecânico e show ao vivo.

  • Bloco do Vintão: cortejo no sábado de carnaval (10/02), às 13h, na rua Judá, nº 383, bairro Glória

Babadan Banda de Rua

Desde 2018, Babadan Banda de Rua é presença marcante nos becos e vielas, teatros, espaços culturais e carnavais de Belo Horizonte e região. A missão é exaltar uma sonoridade afromineira e ao mesmo tempo, reforçar a necessidade da reconexão com a ancestralidade. O bloco foi idealizado por um coletivo de artistas comprometidos com o combate ao racismo, e tem como objetivo criar uma música pautada em tradições mineiras tais como: o Congado, as influências das Bandas de Minas e Candomblé.

  • Babadan Banda de Rua: cortejo no dia 28 de janeiro, às 11h, na Praça Quinze de Junho, nº 23, bairro Bonfim

Unidos da Estrela da Morte

O Bloco Unidos da Estrela da Morte, também conhecido como Bloco Nerd, foi criado em 2015 pelo fã-clube Conselho Jedi Minas Gerais, composto de fãs mineiros do filme setentista: Star Wars. Para inserir ainda mais esta paixão cinematográfica na rotina da vida real, resolveu-se participar do Carnaval de BH com esta temática icônica marcadora de gerações – ficção científica e fantasia! O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua, não curtem necessariamente o ritmo de carnaval tradicional, mas adoram se fantasiar e falar sobre nerdices!

  • Unidos da Estrela da Morte: cortejo no sábado de carnaval (10/02), às 13h, na rua Marechal Deodoro, nº 167, bairro Floresta

Tchanzinho Zona Norte

O Tchanzinho Zona Norte é um clássico do carnaval de Belo Horizonte. Surgiu em 2013, quando o novo carnaval de blocos de rua da cidade ainda estava em processo de consolidação. Com um repertório predominantemente composto por canções autorais e dos grupos É o Tchan, Terra Samba, Gera Samba, Tchakabum, Companhia do Pagode e Asa de Águia, o bloco evoca a memória afetiva de folionas/ões por meio de composições vinculadas à “baixa gastronomia” musical baiana das décadas de 1990 e 2000.

  • Tchanzinho Zona Norte: cortejo no dia 27 de janeiro, às 9h, na rua Libero Badaró, nº 519, bairro Santa Rosa

Arrastão do Hott

Surgiu em 2018 a partir do desejo do artista Felipe Hott de querer criar um bloco de carnaval parecido com Salvador, sem bateria no chão apenas com a banda em cima do trio elétrico. Já são 4 anos de bloco, levando ao todo mais de 500 mil pessoas para as ruas.

  • Arrastão do Hott: cortejo no dia 8 de fevereiro, às 18h, na avenida Antônio Abrahão Caram, nº 972, bairro São José

Baianeiros

Criado em 2015, o Baianeiros apresenta o melhor do axé arrastando multidões atrás do trio elétrico. Em 2018, o bloco reuniu mais de 350 mil pessoas em dois dias de desfile

  • Baianeiros: cortejo no domingo de carnaval (11/02), às 12h, na avenida Altamiro Avelino Soares, nº 121, bairro Castelo

Nissão Folia

A ideia surgiu para trazer um pouco de entretenimento e diversão para a região de venda nova,onde a região é muito carente de eventos para a sua população local,trazer alegria e diversão para os foliões da região,onde muitas das vezes é preciso atravessar a cidade para curtir um bloquinho!

  • Nissão Folia: cortejo na segunda de carnaval (12/02), às 16h, na rua Bernardo Ferreira da Cruz, nº 25, bairro Venda Nova

Bloco Alalaor

O Bloco Alalaor desfila desde 2017 no bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte. Criado para homenagear um idoso do bairro, de la para cá cresceu em conceito familiar e reune pessoas de todos os lugares. É um bloco muito familiar e seguro para brincar o carnaval. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos irão se sentir felizes neste bloco que é muito colorido, alegre e divertido. Com repertório variado que vai do Samba, Marchinhas, muito Axé retrô e músicas consagradas de carnaval abarcando todos os generos musicais.

  • Bloco Alalaor: cortejo na segunda de carnaval (12/02), às 12, na rua Pirolozito, nº 7, bairro Santa Tereza

Pena de Pavão de Krishna

O Pavão é um bloco espiritualista que reverencia divindades de diversas culturas, principalmente a hindu e as de matriz africana. O cortejo se inicia no alvorecer com um tradicional piquenique colaborativo, enquanto os foliões tradicionalmente se pintam de azul e seguem pelas ruas da cidade tocando e cantando músicas espiritualistas autorais e do cancioneiro afro-brasileiro ao ritmo do ijexá.

  • Pena de Pavão de Krishna: cortejo no domingo de carnaval (11/02), na rua Camilo Prates, nº 410, bairro União
Leia também

Bloco Uai, Sô

O Bloco Uai Sô desfila desde 2017 e já é uma tradição na região da Pampulha, mais especificamente no bairro Santa Amélia. Inspirado nos carnavais de Salvador, o bloco traz músicas do Axé, Pagode e Sernajeo, desfilando em trio elétrico de grande porte. Considerado um bloco de bairro e familiar, desfila na Av. Guarapari. Em 2024 estamos com a previsão de arrastar mais de 40 mil foliões.

  • Bloco Uai, Sô: cortejo na segunda de carnaval (12/02), às 14h, na avenida Guarapari, nº 1.289, no bairro Santa Amélia

Bloco Fita Amarela

Criado em 2019, o Bloco Fita Amarela nasceu da vontade dos integrantes da Banda Fita Amarela, atuante na cena musical de Belo Horizonte há onze anos, de levarem o samba de raiz para as ruas de Belo Horizonte, também no carnaval. Convidamos as pessoas próximas a participarem da bateria e, a cada ensaio, a bateria crescia musicalmente, no comando do regente Wesley Moura e também em número de participantes, contando, ao final, com mais de cinquenta percussionistas.

  • Bloco Fita Amarela: cortejo na terça de carnaval (13/02), às 09h, na avenida Petrolina, nº 195, no bairro Sagrada Família

Bloco Magnólia

Fundado em 2014 Magnólia é um bloco influenciado pelos cortejos do Mardi Gras no estilo Second Line, tocando jazz pelas ruas do bairro Caiçaras/BH-MG na terça feira de carnaval, assim como a tradicional Terça-feira Gorda (MardiGras) em New Orleans. Nossa formação segue a linha instrumental, com naipes de sopros e uma percussão que se assemelha a uma bateria desmembrada, e performática sendo, além dos músicos, feita por dançarinas e dançarinos em conexão com o público nas interações performáticas, mais um regente e uma porta estandarte.

  • Bloco Magnólia: cortejo na terça de carnaval (13/02), às 09h, na avenida Américo Vespúcio, 2.025

Bloco Elis Ideal

O Bloco Elis Ideal tem como foco homenagear a eterna rainha da música Brasileira Elis Regina, trazendo em seu repertório releituras e versões de clássicos interpretados e eternizados por Elis Regina bem como os clássicos do Axé dos anos 90.

  • Bloco Elis Ideal: cortejo na terça de carnaval (13/02), às 13h, na rua Eli Seabra Filho, nº 555, no bairro Buritis

Bloco do Frajola

O Bloco do Frajola é um bloco animado. O estilo musical é um dos favoritos do público na atualidade, que são o Sertanejo, Axé e Pagode Baiano. Para o ano de 2024, o bloco convidou para participar no seu desfile, artistas como: Terra Samba e Araketu. Artistas conhecidos nacionalmente e que tem uma grande preferência pelo público do gênero. Artistas locais de Belo Horizonte, farão apresentações musicais no estilo sertanejo e também apresentação de música eletrônica durante a troca de artistas no Trio Elétrico de música eletrônica com os melhores sucesso da World Music.

  • Bloco do Frajola: cortejo na segunda de carnaval (12/02), às 14h30, na rua Maura, nº 324, bairro União

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.