Ouvindo...

Vai chover em São Paulo? Confira como fica a previsão do tempo para o domingo (21)

O Inmet aponta possibilidade de chuvas isoladas na capital paulista; fará calor e haverá rajadas de vento

Apesar da possibilidade de chuva, fará calor na capital paulista

A cidade de São Paulo pode ter um domingo (21) chuvoso, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a previsão do tempo, o dia começa com sol entre poucas nuvens, porém durante a tarde e à noite o céu terá muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada.

Porém, mesmo com a chance de chuva, fará calor. O Inmet apontou que a capital paulista terá temperatura mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.

Ainda segundo o instituto, os ventos estarão de fracos a moderados de manhã e à noite, porém, com rajadas durante a tarde. A umidade mínima do ar será de 25%. A máxima, de 75%.

Leia também

Características climatológicas da primavera

O Inmet apontou, ainda, as características climatológicas da primavera no Brasil, que começa na segunda-feira (22).

Leia na íntegra:

“A primavera no Hemisfério Sul começa no dia 22 de setembro de 2025, às 15h19, e termina no dia 21 de dezembro, às 12h03. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. Também é possível notar durante a primavera o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que contribui para a definição da qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.

Durante a estação, os acumulados de precipitação (chuva) no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros (mm), principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.

Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuva no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), comumente associados à ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Com o gradativo aumento da chuva em grande parte do país nesta época do ano, ocorre o início do plantio das principais culturas de verão.”

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.