Ouvindo...

Tempestade e granizo pode atingir cidades na Bahia até quarta (24); veja lista

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou advertência de ‘perigo potencial’ para tempestade com granizo em oito cidades baianas até quarta-feira (24)

Cidades na Bahia estão em alerta para tempestade com granizo até quarta-feira (24)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta terça-feira (23), o alerta de “perigo potencial” que detalha possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além de queda de granizo para a Bahia. Com isso, oito cidades do estado podem enfrentar tempestade com granizo até quarta-feira (24).

O aviso meteorológico também detalha risco, classificado como baixo, para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Existe ainda a possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas.

Brasil

De acordo com o Inmet, a tempestade com granizo pode atingir municípios localizados no Sul Baiano e Extremo Oeste Baiano. Além das localidades na Bahia, o alerta também detalha risco para cidades no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas.

Diante do alerta de “perigo potencial”, o órgão pede que a população redobre a atenção. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

O Inmet também pede que a população não se abrigue debaixo de árvores e nem estacione os veículos próximos a torres de transmissão e de propaganda.

Veja a lista das cidades baianas:

  • Caravelas
  • Cocos
  • Correntina
  • Ibirapuã
  • Jaborandi
  • Lajedão
  • Mucuri
  • Nova Viçosa

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas