O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou neste domingo (9) que a Região Centro-Sul e a maior parte do estado devem registrar clima estável e frio até a metade desta semana. Assim, os municípios que tiveram mais danos devido à passagem de um tornado, na última sexta-feira (7), não devem sofrer com chuvas fortes até a próxima quinta-feira (13).
O Simepar aponta que uma massa de ar mais frio e ligeiramente mais seco passa a atuar sobre o estado, favorecendo dias de sol e temperaturas baixas ao amanhecer. Neste domingo (9), os termômetros devem registrar cerca de 10°C no Centro-Sul do Paraná. Ao longo do dia, o sol predomina e as temperaturas sobem, garantindo um clima mais agradável.
Essa estabilidade de chuva e temperaturas mais amenas devem seguir até, pelo menos, terça-feira (11). Já na quarta-feira (12), com o aumento do calor, novas nuvens de chuvas começam a se formar e podem ocorrer pancadas isoladas de chuva nas regiões Central e Oeste do Paraná.
Mas na quinta-feira, uma nova frente fria se organiza no Sul do país e deve avançar sobre o Paraná, trazendo chuvas mais intensas em alguns pontos. A meteorologista do Simepar Sheila Paz aponta que a população e as autoridades devem estar atentas às atualizações dos órgãos meteorológicos sobre a possibilidade de novos temporais.
“É importante que a gente vá acompanhando as atualizações dos modelos meteorológicos e as análises dos meteorologistas que vão manter sempre atualizados os sites e também as redes sociais”, disse a meteorologista.
Tornado deixou mais de 1 mil desabrigados no Paraná
A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná.
Somente em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul paranaense, mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o temporal. O município que conta com uma população de 14 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), anunciou neste sábado (8) que uma força-tarefa foi criada para reconstruir as residências e prédio públicos em Rio Bonito do Iguaçu. 90% dessas edificações do município foram afetados pelo tornado no Paraná.
A expectativa é que equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) participem desse mutirão.