Polícia Civil descobre central de falsas cobranças na Faria Lima, em SP

Doze suspeitos foram presos em operação realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic)

A Polícia Civil de São Paulo realizou, nessa quinta-feira (22), uma operação contra um grupo suspeito de operar um esquema de fraude com cobranças de créditos falsos. Os criminosos operavam em um escritório na avenida Faria Lima, coração financeiro da capital paulista.

Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam 12 suspeitos e descobriram empresas que colaboravam com o compartilhamento de informações das vítimas.

A organização criminosa procurava pessoas, principalmente idosos, alegando a existência desses valores devedores e convenciam as vítimas a pagar. O contato acontecia através do envio de mensagens, seguido de atendimento telefônico, feito por falsos atendentes dos setores de cobrança, jurídico e do Judiciário.

Leia também:

As vítimas eram comunicadas do bloqueio dos seus CPFs e de benefícios, além da existência de ordens judiciais. O acesso aos dados pessoais era realizado por meio de empresas que forneciam sócios, endereços, dados operacionais e contábeis.

Os policiais também estiveram em outra base da organização em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Foram apreendidos todos os documentos utilizados no crime.

A investigação faz parte da Operação Título Sombrio, realizada pela 4ª Delegacia da DCCIBER (Investigações sobre Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos).

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...