Ciclone extratropical em SP: quase 500 mil pessoas seguem sem luz; Enel divulga nota

Somente na capital paulista, são 345.020 clientes afetados, cerca de 75% de todos os imóveis que ainda estão sem energia no estado

A energia elétrica no Brasil é gerada e distribuída a partir do Sistema Interligado Nacional

A passagem de um ciclone extratropical provocou ventos fortes, queda de árvores e danos à rede elétrica em São Paulo e na região metropolitana ao longo desta semana. Por causa do fenômeno, milhares de imóveis seguem sem fornecimento de energia elétrica.

Leia também

Em nota enviada à Itatiaia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a distribuidora trabalha para normalizar o serviço e que a energia deve ser restabelecida até este domingo (14).

Neste sábado (13), 468.020 clientes continuam sem energia elétrica em São Paulo e na região metropolitana, o que representa 5,50% do total da área atendida pela Enel, segundo boletim atualizado da empresa.

Somente na capital paulista, são 345.020 clientes afetados, cerca de 75% de todos os imóveis que ainda estão sem energia no estado.

A Enel também informou que o vendaval foi “o mais prolongado já registrado na região” e as “condições meteorológicas adversas impactaram significativamente as operações de restabelecimento”.

“Desde a manhã de quarta-feira, a Enel mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a quase 1.800 times ao longo do dia de quinta-feira. Com as conexões e religamentos realizados até agora, a empresa conseguiu restabelecer o serviço para cerca de 3,1 milhões de clientes afetados pelo vendaval, utilizando sistemas de automação e com o trabalho intensivo das equipes em campo”, acrescentou a nota.

Leia a nota na íntegra

“O vendaval que atingiu a área de concessão da Enel Distribuição São Paulo, entre a manhã de quarta-feira (10) até quinta-feira (11), foi o mais prolongado já registrado na região. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas atingiram um pico de 82,8 km/h e, desde o início das medições em 2006, é a primeira vez que a estação meteorológica Mirante de Santana registra uma sequência tão prolongada de ventos superiores a 70 km/h na cidade de São Paulo.

As condições meteorológicas adversas impactaram significativamente as operações de restabelecimento, pois as rajadas contínuas causaram novas interrupções enquanto as equipes trabalhavam para religar os clientes.

Desde a manhã de quarta-feira, a Enel mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a quase 1.800 times ao longo do dia de quinta-feira. Com as conexões e religamentos realizados até agora, a empresa conseguiu restabelecer o serviço para cerca de 3,1 milhões de clientes afetados pelo vendaval, utilizando sistemas de automação e com o trabalho intensivo das equipes em campo.

A distribuidora está trabalhando para restabelecer o serviço e normalizar o fornecimento aos consumidores atingidos pelo evento meteorológico dos dias 10 e 11 de dezembro até o fim do dia de amanhã.”

Vale lembrar que a Justiça de São Paulo determinou que a companhia reestabeleça imediatamente a energia em São Paulo, após acatar um pedido do Ministério Público.

A Aneel é o órgão responsável por regular, fiscalizar e, quando necessário, intervir nas empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil. Suas normas são definidas por um conselho formado por ministérios do governo.

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...