O Corpo de Bombeiros do Rio realiza, nesta quinta-feira (18), buscas por um homem que desapareceu durante o temporal em Petrópolis, na Região Serrana, nesta quarta-feira (17). Segundo testemunhas, o servidor público Mauro de Oliveira França estava em um dos três carros arrastados pela correnteza.
O trabalho de buscas conta com auxílio de quatro quartéis, drones e embarcações. A Região Serrana foi a mais castigada pelas chuvas. Somente em Petrópolis, choveu em oito horas, o equivalente a 70% de todo o esperado para o mês de dezembro.
Além de veículos arrastados pela água, a cidade teve vias interditadas, transbordamentos, deslizamentos e quedas de árvores. As aulas no município, que foram suspensas nesta quarta, retomam nesta quinta.
Vídeo: após carro ser engolido pela chuva, bombeiros procuram homem desaparecido em Petrópolis
— Itatiaia (@itatiaia) December 18, 2025
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/HexVaLpEEN
Na Capital Fluminense, foram registradas ocorrências de veículos ilhados, incluindo um ônibus com cerca de 20 passageiros, que precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros, no bairro de Campo Grande, Zona Oeste. A cidade chegou a entrar no estágio 2 - segundo numa escala de cinco - que significa que há ocorrência de impacto no município.
Por conta da trégua da chuva, a cidade retornou ao estágio 1 na manhã desta quinta. Ao todo a Defesa Civil Municipal recebeu 50 chamados, sendo 15 emergenciais.
A chuva também causou impactos no Sul Fluminense, com queda de muro, e na Costa Verde, com quedas de árvores.
Como medida preventiva, a Defesa Civil Estadual enviou alertas para todo o estado e houve acionamento de 18 sirenes, distribuídas nas cidades de Petrópolis, Duque de Caxias, Teresópolis e Mangaratiba.
No período da manhã dessa quarta, quando a chuva foi mais intensa, Petrópolis registrou 172 mm em 24 horas, seguida da cidade de Angra dos Reis, que registrou 161 mm em 24 horas, e de Duque de Caxias, com 156 mm, em 24 horas.
Chuva forte coloca Rio de Janeiro em Estágio 2 de alerta e causa alagamentos; veja vídeos
Houve também registro de vento muito forte, com rajadas próximas de 76 km/h em Copacabana, na Zona Sul da Capital Fluminense, às 9h.
Previsão do tempo para esta quinta-feira (18)
Para as próximas horas, a previsão é de chuva fraca a ocasionalmente moderada, de forma isolada, em todo o estado.
A orientação é que a população evite áreas de risco, fique atenta aos alertas da Defesa Civil e, em caso de emergência, acione o 193.