A cidade do Rio de Janeiro registrou, nos primeiros dias de janeiro, a maior temperatura do período, com os termômetros alcançando 41,4ºC em Santa Cruz, na zona oeste, segundo o Sistema Alerta Rio.
Para a noite desta segunda-feira (12), a previsão indica céu claro a parcialmente nublado, sem chuva, com ventos de intensidade moderada.
Entre esta terça-feira (13) e a próxima sexta-feira (16), a atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor deve provocar variação de nebulosidade, com céu parcialmente nublado a nublado e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde e à noite.
De acordo com o Alerta Rio, a temperatura máxima nesta terça-feira deve chegar a cerca de 39ºC. Nos dias seguintes, os termômetros devem marcar entre 36ºC e 37ºC. Os ventos seguem moderados.
Leia também
Prefeitura do Rio de Janeiro avalia tabelamento de preços nas praias Onda de calor: Inmet emite alerta de perigo para cidades de MG, SP, RJ e ES
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro informou que sete dos 92 municípios fluminenses estão sob previsão de excesso de calor e entraram em nível laranja, classificado como severo. A capital está entre as cidades monitoradas e, para esta terça-feira, há estimativa de nível vermelho, considerado extremo, em Guapimirim, na região metropolitana.
Diante do calor intenso, a Secretaria de Estado de Saúde instalou pontos de hidratação externa nas 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), voltados especialmente à população vulnerável. O Samu 192 reforçou o atendimento com motolâncias e veículos de intervenção rápida em locais estratégicos da capital.
As unidades de saúde também adotaram protocolos específicos de classificação de risco e passaram a oferecer sais de hidratação para idosos e crianças.
* Informações com Agência Brasil