Ouvindo...

Megaoperação contra o CV: UFRJ cancela aulas noturnas e orienta alunos a se abrigarem

Até o momento estão confirmadas 60 mortes e 81 prisões. A ação conta com cerca de 2,5 mil agentes

Megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio deixa 60 mortos e 81 presos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou nesta terça-feira (28), que as pessoas que estão no campus devem se manter abrigadas nos prédios e as aulas noturnas estão canceladas, devido a megaoperação contra o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. Até o momento estão confirmadas 60 mortes e 81 prisões.

Nota da universidade na íntegra

‘“A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa que acompanha com atenção a operação emergencial da Polícia Civil nos complexos do Alemão e da Penha nesta terça-feira (28/10).

A orientação é para que as pessoas evitem a Ilha do Fundão. Já os trabalhadores, estudantes e usuários que estão no campus devem se manter abrigados nos prédios. As aulas noturnas estão canceladas nos campi da cidade do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias”

Megaoperação

A megaoperação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), realizada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro, resultou na morte de 60 pessoas e na prisão de 81 suspeitos. Durante a ação 32 fuzis foram apreendidos.

A operação, batizada de “Operação Contenção”, foi conduzida pelas polícias Civil e Militar nas favelas da Penha e do Alemão. O objetivo é impedir a expansão territorial da facção criminosa.

Deflagrada após mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a ação contou com cerca de 2,5 mil agentes, além de drones, helicópteros, blindados e veículos utilizados para remoção de barricadas.

De acordo com o governo, a operação causou reflexos em toda a comunidade. Cinco unidades de Atenção Primária da Prefeitura, que atendem as regiões da Penha e do Complexo do Alemão, suspenderam as atividades nesta terça-feira. Uma clínica da família manteve o atendimento à população, mas suspendeu as atividades externas, como visitas domiciliares. Pelo menos 43 escolas também foram impactadas.

Um vídeo registrou o momento em que traficantes do Comando Vermelho (CV) lançaram bombas contra policiais usando um drone, durante a megaoperação. Barricadas em chamas também foram criadas pelos criminosos.

Linhas de ônibus afetadas

Ao todo, 120 linhas de ônibus estão com itinerários alterados e mais de 20 coletivos sequestrados.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.