Ouvindo...

Governo federal faz reunião de emergência no Planalto sobre megaoperação no Rio

Ação contra o Comando Vermelho no RJ deixa 64 mortos e 81 presos

O Palácio do Planalto, sede da Presidência da República

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, convocou uma reunião de emergência nesta terça-feira (28) para discutir a situação da segurança pública no Rio de Janeiro, após a operação que deixou ao menos 64 mortos, entre eles quatro policiais.

Mais cedo, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o estado tem atuado “sozinho” no enfrentamento ao crime organizado. Em resposta, o Ministério da Justiça divulgou uma nota listando as ações e o apoio prestados ao Rio nos últimos anos.

Participaram da reunião o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

Leia também

De acordo com interlocutores do Planalto, o governo federal busca definir uma estratégia de apoio ao estado e discutir uma resposta institucional à escalada da violência.

Além disso, a situação foi vista como uma oportunidade para retomar o debate sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública no Congresso Nacional.

A reunião terminou sem anúncio oficial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retorna da Malásia ainda nesta terça-feira, deve avaliar as propostas apresentadas e definir eventuais medidas nas próximas horas.

Com informações da CNN Brasil*

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia