Uma
Vídeo mostra capivara passeando pela Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte
— Itatiaia (@itatiaia) January 4, 2026
📹 Vídeo cedido à Itatiaia pic.twitter.com/llfL10a76N
De acordo com relatos, os primeiros registros do bicho aconteceram ainda durante a madrugada. A capivara teria passado por diversas vias importantes da cidade, como as avenidas do Contorno, Getúlio Vargas e Nossa Senhora do Carmo, além das ruas Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, todas com grande circulação de veículos.
O animal foi localizado e capturado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 7h45, na Rua Gonçalves Dias. No momento do resgate, a capivara estava escondida no jardim de uma empresa, onde havia parado para descansar. Ela não estava machucada, nem debilitada, de acordo com informações da corporação.
Após a captura, o roedor foi encaminhado ao Centro de Acolhimento Provisório de Animais Silvestres do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). No local, ele receberá avaliação e cuidados antes de ser devolvido ao seu habitat natural.
Até agora, não há informações sobre de onde a capivara veio. No entanto, a espécie é comum em áreas próximas a cursos d’água em Belo Horizonte, como a região da Pampulha e parques municipais.