O instituto Climatempo alerta para a possibilidade de temporal no Sul de Minas e em áreas isoladas de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta terça-feira (28). A chuva é consequência do deslocamento de uma frente fria e de um cavado (região alongada de pressão atmosférica relativamente baixa, que favorece a formação de nuvens e chuvas) em níveis médios da atmosfera, que reforça as instabilidades sobre os quatro estados da região.
“A chuva começa cedo e se espalha ao longo do dia, com risco de temporais isolados em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Centro-Sul de Minas Gerais. Na Grande São Paulo e Grande Rio, o volume de chuva aumenta em relação ao dia anterior, mantendo o tempo encoberto e úmido”, destaca a nota.
Segundo o Climatempo, o tempo será firme e quente na metade norte de Minas, com alerta para baixa umidade do ar. “No Espírito Santo e nos vales mineiros, há chance de chuva isolada devido à umidade marítima.
- Veja também:
Depois do frio histórico, BH volta a esquentar e registra mínima de 18 °C; veja previsão
Alerta no Sul
A Região Sul do Brasil também está em alerta para temporais. No Rio Grande do Sul, a chuva começa ainda pela manhã e ganha força ao longo do dia, variando de fraca a moderada intensidade. Há potencial para pancadas fortes entre o noroeste, norte, região central e vales.
“Na região metropolitana de Porto Alegre, litoral norte e serra gaúcha, não se descarta a ocorrência de temporais localizados com volumes elevados. Em outras áreas do estado, ocorrem apenas chuviscos isolados.
Os ventos também se destacam, podendo ultrapassar 50 km/h em parte do oeste e da campanha gaúcha”, diz o texto.
Em Santa Catarina e no Paraná, há risco de chuva forte e temporais acompanhados de raios e rajadas de vento. Devido à nebulosidade e à chuva, as temperaturas ficam mais baixas durante o dia.