Solto após jogar homem no Arrudas, homem é preso por cometer outro crime 24h depois em BH

Criminoso tem várias passagens pela polícia, mas sempre ganha liberdade da Justiça

Os dois homens foram apontados como pessoas em situação de rua

O criminoso solto pela Justiça após jogar um homem no Ribeirão Arrudas foi preso menos de 24 horas depois em Belo Horizonte. Warlley Silva de Paula, de 29 anos, teve a liberdade concedida após a audiência de custódia realizada domingo (4), mesmo autuado por homicídio qualificado. Nesta madrugada, foi detido pela Polícia Militar (PM) no Barro Preto, após tentar furtar a bolsa e o celular de uma idosa.

Warlley não estava com a tornozeleira eletrônica, uma das condicionantes determinadas pela Justiça ao conceder a liberdade dele, no último domingo (4).

Warlley foi flagrado por câmeras de segurança jogando Maurício Santos da Silva, de 50 anos, no Ribeirão Arrudas, na última sexta-feira (2). A vítima ainda não foi localizada. Os dois viviam em situação de rua.

Na audiência de custódia que resultou na liberdade do criminoso, o defensor público que o representou alegou que Warlley é inimputável por sofrer de transtornos mentais. Diego Gómez Lourenço, juiz da Secretaria de Audiências de Custódia da comarca de Belo Horizonte, acatou os argumentos da defesa.

“Em que pese a gravidade concreta do delito, os elementos colhidos indicam que o custodiado possui transtorno mental ou deficiência psicossocial severa, inclusive fato notório em audiência de custódia”, considerou o magistrado.

O juiz considerou que outras medidas cautelares eram “suficientes, adequadas e proporcionais” ao caso. Entre as determinações impostas estão monitoração eletrônica; encaminhamento imediato à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);

proibição de se aproximar e manter contato com familiares da vítima ou testemunhas do fato;

proibição de se ausentar da comarca de Belo Horizonte por prazo superior a 30 dias, sem prévia autorização judicial;

compromisso de manter seu endereço atualizado e dever de comparecimento a todos os atos do inquérito e da ação penal que vier a ser instaurada.

Contumaz

Conforme informações da Justiça, antes de jogar o homem no Arrudas, Warley estava em cumprimento de medida de segurança pelos crimes de roubo, além de responder furtos e resistência. Nos últimos cinco anos, ele foi beneficiado com a concessão de liberdade provisória quatro vezes.
A primeira em junho de 2020, depois em 2021 e a terceira em dezembro de 2025. Menos de um mês depois, teve mais uma concessão da liberdade provisória mesmo tendo jogado uma pessoa no Ribeirão Arrudas.

Leia também

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.

Ouvindo...