A água de uma adutora que se rompeu em Contagem deixou uma família presa dentro de casa na madrugada desta quinta-feira (27) na Rua Léa Vitoi, bairro Parque Xangri-Lá, na cidade Grande BH. Os moradores contaram à Itatiaia que a água subiu 50 centímetros dentro de uma das casas, o que causou risco de choque em razão dos eletrodomésticos conectados à energia elétrica. A família foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros.
O rompimento ocorreu por volta das 3h30 da madrugada, quando os moradores estavam dormindo. Para escoar a água da casa mais atingida, vizinhos usaram marretas e outras ferramentas para quebrar a parede.
Alexandre José de Moura, proprietário do imóvel, relatou à Itatiaia o que ocorreu. “Acordei por volta de 3h30 com um barulho imenso, pensando que era chuva, mas não era chuva. Foi tudo muito desesperador, entendeu? Água caindo de cima, gesso desabando. Você tem que ver o desespero nosso aqui. Só Deus para tomar conta de nós”, relatou.
Alexandre contou ainda que a rede da Copasa já tinha apresentado vazamento no começo da semana. “Há três dias, aqui do nosso lado, rompeu uns canos da Copasa. Ficou uns dois dias correndo água e a gente ligando pra Copasa, mas eles não vêm na hora, entendeu?”, reclamou.
📹 Itatiaia pic.twitter.com/yyJFSiJ9fH
— Itatiaia (@itatiaia) November 27, 2025
Indignação e prejuízo
Outro morador, identificado como Leandro, disse que várias pessoas já tinham identificado aumento da pressão da água.
“Estamos indignados, porque esse fato já estava para acontecer, infelizmente. Um vizinho foi comprar uma boia no depósito. Chegou lá, tinha 10 vizinhos tentando comprar boia por causa de pressão de água. Ou seja, se a Copasa tinha feito a medição da pressão e tava alta, ela tinha que ter tomado providência. Aí esperou romper para acontecer o que aconteceu. Tivemos que quebrar a parede lá em cima, porque a água tava 40 centímetros em cima da laje da casa do meu cunhado. Em tempo de cair. Na casa do meu irmão, que foi mais afetada, o gesso caiu. Então foi um prejuízo muito grande que tivemos. A gente queria ver para a Copasa ressarcir, entrar com os custos que tem aqui. A gente que é trabalhador não quer dar prejuízo a ninguém, mas nem tomar.”
O que diz a Copasa
Em nota, a Copasa confirmou o rompimento de uma adutora. “Assim que a Companhia tomou conhecimento do ocorrido, uma equipe técnica foi imediatamente deslocada para o local, onde iniciou os trabalhos para conter o vazamento de água e realizar os primeiros testes necessários para identificar a causa do rompimento. A Copasa reforça que as equipes seguem atuando no local neste momento, empenhadas em solucionar o problema com a maior agilidade possível. Além disso, os possíveis danos causados pelo rompimento serão avaliados após uma perícia técnica, e todas as medidas cabíveis, incluindo eventuais indenizações, serão adotadas”, destacou o texto.