A prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizou a primeira
O espaço pioneiro em Nova Lima vai contar com uma sala multidisciplinar IUP6D, equipada com mecanismos que permitem controlar os estímulos que são direcionados às crianças. Um processo de certificação Neurobrinq e capacitação de profissionais vai garantir o uso estratégico dos recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis no espaço, potencializando o desenvolvimento dos estudantes.
Segundo o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), o projeto representa a luta de uma comunidade. “A gente está entregando uma reforma que foi muito desejada, mas que vem com todo um processo de reestruturação que se iniciou na nossa rede municipal por meio do projeto Escola Modelo, que é a parceria público-privada da prefeitura”, disse.
O gestor ressalta que o objetivo da reforma foi garantir a modernização do espaço com acessibilidade e o que há de novo no que diz respeito à inclusão. “A comunidade do bairro Retiro está em festa, e a gente está celebrando junto esse momento que vai marcar a vida de tantas gerações futuras”, declarou.
Ainda de acordo com o prefeito, a metodologia usada na escola Carlos Henrique Roscoe será aplicada em toda a rede municipal. A sala multidisciplinar conta com interações 3D e 4D, onde as crianças terão acesso a estímulos sensoriais que simulam a chuva, vento, e diversos ambientes.
A escola vai atender alunos da primeira infância a partir de 2026. O ambiente também deve aprimorar o trabalho de profissionais fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores, educadores físicos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, médicos, nutricionistas, entre outros.
Ao todo, serão construídas cinco novas escolas municipais no projeto, nos bairros Fazenda do Benito, Barra do Céu, Cristais, Santa Rita e Jardim Canadá. Outras 28 unidades escolares serão reformadas e ampliadas.