Belo Horizonte
Itatiaia

Passeios de catamarã na Lagoa da Pampulha: ingressos se esgotam em um minuto

As entradas para sábado (27) e domingo (28) foram disponibilizadas ao meio-dia desta sexta-feira (26) e acabaram às 12h01

Por e 
Catamarã que navegará na Lagoa da Pampulha foi batizado de Capivarã
Catamarã que navegará na Lagoa da Pampulha foi batizado de Capivarã • PBH/Reprodução

Os ingressos gratuitos que darão acesso aos passeios turísticos de catamarã na Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, se esgotaram em apenas um minuto. A atração, que começa a funcionar neste sábado (27), faz parte de um projeto-piloto com duração de três meses, contando com guia de turismo e tripulação a bordo.

Para participar dos passeios, era preciso retirar as entradas no Sympla. As inscrições foram disponibilizadas a partir do meio-dia desta sexta-feira (26) e às 12h01 já não havia mais ingressos disponíveis para os passeios de sábado (27) e domingo (28).

Foram disponibilizados 52 ingressos – 26 em cada passeio – para o sábado. As saídas estão previstas para 13h e 14h.

Para o domingo, foram oferecidos 78 ingressos divididos em três horários: 10h, 13h e 15h.

Neste primeiro fim de semana, os passeios ocorrerão em horários especiais e terão duração de cerca de 30 minutos. Na semana que vem não haverá passeio na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. A programação segue normalmente de sexta-feira (2) a domingo (4).

Com o fim das férias escolares, a partir de fevereiro os três passeios da quinta-feira serão destinados a alunos da rede pública municipal.

Capivarã

O barco recebeu o nome de Capivarã em referência às capivaras, animais que fazem parte do cenário da lagoa. A escolha do nome ocorreu a partir de uma comissão interna, com sugestões apresentadas pela Belotur, pela Comunicação da PBH e também por meio de participação popular pela internet. Entre as opções sugeridas estavam Amarelim, Oscar, CapiBarco e Belorizontina.

O projeto prevê passeios de quinta a domingo. Cada passeio deve durar cerca de uma hora, incluindo embarque, navegação e desembarque.

O trajeto permitirá a contemplação dos monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, com acompanhamento de guia turístico, que vai apresentar informações históricas, culturais e ambientais.

Veja programação para este sábado (27)

Saída 1

  • 12h30: Ponto de encontro no Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy - VEVECO, Av. Otacílio Negrão de Lima, 855, Pampulha, perto da Casa do Baile.
  • 12h45: Embarque
  • 13h00: Início do passeio percorrendo os principais pontos do Conjunto Moderno da Pampulha

Saída 2

  • 13h30: Ponto de encontro no Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy - VEVECO, Av. Otacílio Negrão de Lima, 855, Pampulha, perto da Casa do Baile.
  • 13h45: Embarque
  • 14h00: Início do passeio percorrendo os principais pontos do Conjunto Moderno da Pampulha

Retomada dos passeios na lagoa

No dia 13 de dezembro, o prefeito Álvaro Damião e integrantes da Marinha do Brasil participaram de uma navegação de reconhecimento na LAGOA. O ato marcou oficialmente a retomada dos passeios turísticos no espelho d’água.

A ação integrou as comemorações pelos 128 anos de Belo Horizonte, pelos 99 anos da Marinha do Brasil e pelo Dia do Marinheiro.

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) venceu a licitação lançada pelo município e será responsável por fornecer a embarcação e a tripulação para a operação dos passeios.

A prefeitura e a Marinha do Brasil também assinaram um protocolo de intenções, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, para cooperação na fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa da Pampulha.

Por

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.