O uso do fogão a lenha é uma tradição em Minas Gerais, mas exige cuidados redobrados para evitar acidentes. Nesse fim de semana, por exemplo, uma criança de seis anos morreu no Sul do estado após uma explosão. Por isso, o Corpo de Bombeiros (CBMMG) chama a atenção para os riscos que envolvem essa forma de cozinhar.
“Devemos usar o fogão a lenha em um local bem ventilado, próximo a janelas e portas, com saída de ar. Isso para evitar o acúmulo de fumaça. Também não deixar o fogo sem supervisão. É preciso ter um adulto para supervisionar e evitar que crianças se aproximem do fogão”, explica o sargento Allan Azevedo, do CBMMG.
Além disso, o militar alerta para que as pessoas não utilizem álcool, gasolina ou outros líquidos inflamáveis para acender o fogo, pois esses materiais podem provocar grandes labaredas e explosões.
Segundo informações publicadas pelo portal “Lavras 24 horas”, um menino morreu no último sábado (17) na cidade de Boa Esperança, no Sul de Minas, após sofrer queimaduras graves em decorrência da explosão de um fogão a lenha. A irmã dele, de quatro anos, também ficou ferida no acidente.