Mesmo após fim da greve, lixo ainda se acumula em bairros de BH

Regiões Nordeste, Noroeste e Leste ainda registram sacos nas ruas; paralisação durou quase três dias e envolveu cerca de 180 garis de empresa terceirizada

Fim da greve dos garis não evita acúmulo de lixo em bairros de BH

Mesmo após o fim da greve dos garis, moradores de Belo Horizonte ainda convivem com acúmulo de lixo em diferentes pontos da cidade. Na manhã desta quinta-feira (22), bairros das regiões Nordeste, Noroeste e Leste registravam sacos espalhados pelas calçadas, especialmente em vias onde a coleta não passou nos últimos dias.

No bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste da capital, a situação ainda preocupa. Ruas e transversais da área apresentam montes de lixo com sete a oito sacos em alguns trechos. Em outros pontos, como esquinas próximas, também é possível ver novos focos de acúmulo. Apesar disso, moradores relatam melhora em relação aos dias anteriores, principalmente na praça central do bairro, que já foi limpa.

Na Avenida 31 de Março, nos fundos da PUC Minas e nas proximidades do ponto final da linha de ônibus 4110, ainda havia sacos de lixo espalhados, indicando que o caminhão de coleta não passou pela região.

A paralisação dos garis durou quase três dias e envolveu cerca de 180 trabalhadores da Sistema, uma das contratadas pela prefeitura para a coleta de lixo nas regionais Noroeste, Nordeste e Leste.

O início da greve

O movimento começou na segunda-feira (19), com reivindicações por melhores condições de trabalho, como redução de jornadas excessivas, manutenção dos caminhões e cumprimento do número mínimo de garis por equipe.

Após negociações mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), pelo Ministério Público do Trabalho, sindicatos da categoria e a Prefeitura de Belo Horizonte, a empresa se comprometeu a atender parte das demandas.

Pontos acordados

Entre os pontos acordados estão a contratação de mais de 40 novos garis, manutenção dos veículos, mudança da data de pagamento do vale-alimentação para o início do mês, não desconto dos dias parados e regularização do vale-transporte. Também ficou acertada a apresentação de propostas de plano de saúde aos trabalhadores.

Durante a greve, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) colocou em prática um plano de contingência, mas, em um dos dias de paralisação, apenas cerca de 30% do lixo previsto foi recolhido.

Com o fim do movimento, a SLU informou que o material acumulado será retirado no menor prazo possível, por meio de um esquema especial de limpeza.

Leia também

Em nota, a empresa Sistema afirmou que as equipes já estão mobilizadas para regularizar integralmente os serviços e minimizar os impactos à população.

A prefeitura orienta os moradores a observarem se a coleta já foi retomada em suas ruas antes de colocar novos resíduos para fora, para evitar mais acúmulo.

A expectativa é que a situação seja normalizada gradualmente nos próximos dias.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.

Ouvindo...