A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta quinta-feira (22), um alerta à população para a previsão de fortes chuvas nos próximos dias. De acordo com dados climatológicos, o volume esperado para o mês de janeiro é de 330,9 milímetros. Apenas nesta quinta-feira, no entanto,
Segundo o órgão, o alerta de chuvas intensas segue válido até a próxima segunda-feira (26). Todas as regionais da capital estão sob alerta de risco geológico, que indica possibilidade de deslizamentos e desmoronamentos. Nessas, o risco é classificado como forte. Apenas a Regional Centro-Sul, o risco é considerado moderado.
Ainda segundo dados da Defesa Civil, na Regional Oeste, por exemplo, já choveu cerca de 99% do volume previsto para todo o mês. As regionais Barreiro, Centro-Sul e Noroeste também já registram acumulados superiores a 80% da média mensal esperada.
Até as 8h desta sexta-feira (23),
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a sinais de risco, como trincas em paredes, estalos, portas e janelas emperradas, além da inclinação de postes, árvores ou muros. Há risco de deslizamentos de terra e desabamentos. Caso esses sinais sejam percebidos, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193.
Chuva da madrugada
A chuva que começou ainda na madrugada já provocou volumes expressivos em algumas regiões da cidade. A Regional Oeste registrou o maior acumulado, com 32,4 milímetros, o equivalente a 9,8% do total previsto para o mês.
Em seguida, aparecem as regionais Barreiro, com 31,2 milímetros (9,4%), e Noroeste, com 26,6 milímetros (8%).
RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
EMISSÃO DE ALERTAS
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp:
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh