Mais de 20 celas seguem interditadas após desabamento na Estevão Pinto, em BH

Área atingida era usada para banho de sol; obras devem começar nas próximas semanas

Penitenciária Estevão Pinto, na Região Leste de Belo Horizonte

Seguem interditadas 23 celas do anexo 3 da Penitenciária Estevão Pinto, na Região Leste de Belo Horizonte, depois do desabamento parcial registrado na tarde dessa segunda-feira (1º). Segundo a Defesa Civil municipal, a estrutura cedeu sobre a área de banho de sol dos detentos, mas ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil, ainda não é possível afirmar se o desabamento tem relação direta com o temporal que atingiu Belo Horizonte no fim da tarde. No entorno, porém, há vários sinais dos impactos da chuva forte: muros rachados, galhos caídos e danos estruturais em imóveis próximos.

Leia também

Na Região Leste, onde fica o presídio, já foram registrados 30,4 milímetros de chuva em dezembro (9,0% da média). Só nas últimas 12 horas, o acumulado chegou a 9,4 milímetros (2,8%). A média para os 31 dias na cidade é de 339,1 milímetros.

Leia também:

A vistoria apontou que a parte da edificação que caiu atingiu uma área aberta usada para banho de sol dos detentos. O órgão identificou também risco iminente de queda na estrutura remanescente, além de trincas e deslocamentos em outras junções do prédio.

Ainda segundo o relatório técnico, os escombros danificaram o sistema de captação de águas pluviais e o telhado colonial do anexo. Diante do cenário, a Defesa Civil notificou o Governo de Minas — responsável pelo presídio — e determinou o isolamento total do anexo até que todas as medidas de segurança e reparo sejam concluídas.

As obras de recuperação devem começar nas próximas semanas.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e aguarda um posicionamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...