Um homem de 52 anos foi preso neste domingo (1º), em Ribeirão da Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele estava foragido da Justiça e foi condenado a quase 100 anos de prisão por assalto com reféns.
A prisão foi efetuada por policiais militares da 203ª Companhia do 40º Batalhão, no bairro Quintas São José. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto por crimes de duas décadas atrás.
O detido é apontado como integrante de uma quadrilha na cidade de São Gotardo, no Alto Paranaíba. Em 2007, o grupo realizou um assalto coordenado a agências bancárias e a uma loja de eletrodomésticos.
O episódio ficou marcado pelo cerco à cidade e pelo uso de autoridades como escudos humanos.
Um juiz de direito e sete policiais militares foram rendidos e mantidos sob poder dos criminosos. Durante o confronto e a tentativa de resgate, um cabo da Polícia Militar foi morto e outro ficou ferido.
Após ser localizado durante a operação em Ribeirão das Neves, o homem foi conduzido à delegacia de plantão. Seguindo os protocolos judiciais, ele será encaminhado ao sistema prisional para o início do cumprimento da pena de quase 100 anos de detenção.