Os quatro hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Minas Gerais ofertam, neste sábado (13), mais de 4,4 mil atendimentos extras. As unidades ficam em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.
A ação prevê exames, procedimentos diagnósticos, consultas e cirurgias em diversas especialidades. Os atendimentos fazem parte da última edição de 2025 do “Dia E – Ebserh em Ação”, iniciativa nacional que mobiliza simultaneamente os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
Os pacientes beneficiados são usuários do Sistema único de Saúde (SUS) já agendados, priorizando quem está na fila de espera. O objetivo é ampliar o acesso a especialistas e reduzir o tempo para consultas e procedimentos.
Em Belo Horizonte, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) prevê cerca de 2.038 atendimentos. As áreas envolvidas incluem mastologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia e telecardiologia.
No Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) estão programados 1.191 atendimentos. Em Uberaba, o HC-UFTM prevê 360 procedimentos. Já no HU-UFU, em Uberlândia, serão ofertados 805 atendimentos.
O “Dia E” é diretamente ligado ao programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. A iniciativa reforça o compromisso dos hospitais universitários com o SUS e com a oferta de assistência pública de qualidade.
(Sob supervisão de Alex Araújo)