Moradores da região da Pampulha, em Belo Horizonte, ainda enfrentam transtornos, principalmente por causa da falta de energia elétrica, na manhã desta segunda-feira (15), devido às chuvas das últimas horas. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 23,8 milímetros de chuva em um período de 12 horas, o que corresponde a 7% da média mensal.
O aposentado e taxista Giovanini Geraldo, de 65 anos, morador da rua Rodrigo Laje Oliveira, no bairro Santa Amélia, relatou que está há quase dois dias sem luz. Ele conta que o fornecimento chegou a ser restabelecido no domingo para a manutenção de um poste, mas foi interrompido novamente logo após o serviço.
Leia também:
Chuva forte soma até 42 mm em 12 horas e eleva risco em região de BH Veja quais cidades de MG estão em alerta para chuvas intensas nas próximas horas
“Tenho alimentos na geladeira e no freezer que estou perdendo. Estou sem energia e sem previsão de quando vai voltar”, afirmou.
Segundo o morador, já foram abertos cinco protocolos junto à concessionária, mas até o momento não houve solução definitiva. Além da falta de energia, ele diz que ficou impedido de sair de casa por causa de fiação solta na rua, que precisou ser erguida com a ajuda do filho para a passagem do carro. De acordo com ele, os cabos não pertencem à Cemig, mas a empresas de telefonia e internet.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para corte de árvores na rua Joaquim Pereira, no bairro Santa Branca, e na avenida Portugal, no Jardim Atlântico. Também houve chamado na rua Martim Afonso de Souza, no bairro Glória, na Região Noroeste.
Segundo a Cemig, “praticamente todos os clientes já tiveram o fornecimento de energia restabelecido”. No entanto, a companhia admite a possibilidade de ocorrências pontuais. A reportagem entrou em contato com a empresa para obter informações sobre a situação na rua Rodrigo Laje Oliveira e aguarda um posicionamento.
Alerta geológico
A Região Leste, assim como as regionais Oeste e Noroeste, segue em alerta forte para risco geológico. Já as regiões Venda Nova, Pampulha e Centro-Sul estão sob risco moderado, pelo menos até terça-feira (16), segundo a Defesa Civil.
Previsão do tempo
A previsão para esta segunda-feira (15) indica céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura mínima registrada foi de 18,4 °C, e a máxima pode chegar a 30 °C ao longo do dia.