A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar uma operação especial de trânsito e transporte neste domingo (16), para garantir a mobilidade dos candidatos que farão o segundo dia do
Ao todo, 50 linhas de ônibus do transporte coletivo terão reforço nos horários, com 332 viagens extras programadas para atender os locais com maior concentração de participantes.
Entre as linhas com circulação especial estão a 205 (Metrô Calafate/Buritis) e a 5102 (UFMG/Santo Antônio), que normalmente não operam aos domingos. Os horários podem ser consultados no Portal da Prefeitura de BH, identificados como “Domingo Enem”, ou pelo aplicativo BHBUS+.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, formada pela BHTrans, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, vão atuar nos locais de prova e principais corredores de acesso para garantir a segurança dos estudantes e a fluidez do tráfego.
Nas instituições com grande número de candidatos, como universidades e centros universitários, serão feitas operações especiais para facilitar a chegada dos estudantes, organizar o embarque e desembarque e orientar motoristas e pedestres.
Preferência ao transporte público
O assessor da Diretoria de Ação Regional e Operação da BHTrans, Leandro Martins, orienta os participantes a sair de casa com antecedência, dar preferência ao transporte público e usar aplicativos de trânsito e transporte para se planejar.
Sobre o Enem 2025
Neste domingo (16), o segundo dia do exame acontece em todo o Brasil, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde as provas acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP 30.
Desta vez será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática, cada uma com 45 questões, totalizando 180.
(Sob supervisão de Aline Campolina)